Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira sopra 25 velas, uma por cada ano de existência, na próxima sexta-feira, dia 20 de Setembro, às 18h00. Integradas no programa comemorativo, constam também as Jornadas Europeias do Património, este ano com o tema “Rotas, Redes e Conexões”.

O programa arranca pela manhã na Escola EB1,2 e 3 da Guia, com uma palestra intitulada “Portugal 1939-1945 – Refugiados e Espiões” e à tarde, no Museu, com outra palestra, que terá como tema “Portugal 1939-1945 – Rotas, Redes e Conexões”, ambas por Carlos Guerreiro, jornalista, investigador e escritor.

Segue-se, às 18h30, um Recital de Acordeão, Bandonéon e Accordina, por Gonçalo Pescada, e, quando forem 19h00, inaugura-se a exposição “25 Anos do Museu Municipal de Arqueologia” de Albufeira.

sessões de cinema de inverno

Como não poderia deixar de ser, serão cantados os “Parabéns” e sopradas as chamas de 25 velas sobre um grande bolo.

 

Sul Informação

 

O Museu Municipal de Arqueologia situa-se no núcleo antigo da cidade, no edifício onde funcionou, até ao final da década de 80, a Câmara Municipal.

Integra a Rede Portuguesa de Museus desde 2003 e a Rede dos Museus do Algarve, desde 2007.

Constituído por dois pisos sobranceiros ao mar, o Museu dispõe de áreas de estudo, conservação, restauro e armazenamento de materiais, além de uma pequena biblioteca temática.

As peças estão intimamente ligadas com a história de Albufeira, desde as suas origens mais remotas até ao século XVII, subdivididas em quatro grandes núcleos: pré-História, Período Romano, Período Islâmico e Idade Moderna.

O acervo principal foi reunido pelo Padre José Manuel Semedo de Azevedo nos anos 50-60 do século passado e integra um vaso neolítico, um conjunto de elementos arquitetónicos e de artefactos da Villa Romana da Retorta, da necrópole do Morgado da Lameira e da Antiga Igreja Matriz de Albufeira, entre muitos outros.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património.

Cada país elabora anualmente um programa de atividades a nível nacional, a realizar em setembro, acessível ao público, de forma gratuita.

“Rotas, Redes e Conexões” é o tema de 2024, constituindo uma oportunidade de reflexão sobre aquilo que nos une e que tem permitido, ao longo dos séculos, a partilha de práticas culturais e artísticas.

 

Sul Informação

 



infraquinta rumo à sustentabilidade
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Biblioteca Municipal de Albufeira Lidia Jorge_painel do Vhils_er_04

Algarvio Armando Luz apresenta o seu novo livro em Albufeira

José Vila

Exposição sobre José Vila e Corrida Fotográfica celebram 17º aniversário do Museu de Portimão