A Impact Hackers, uma comunidade solidária e tecnológica do Algarve, criada pela Geek Sessions Faro e a Local Foundation, em colaboração com a Universidade do Algarve, a Algarve STP e a Algarve Evolution, estão a organização, de 27 a 29 de Setembro, uma maratona solidária que pretende alertar para a necessidade de famílias de acolhimento.
«A instituição AIPAR, dedicada ao bem-estar de crianças e jovens, enfrenta um desafio crítico: a dificuldade em atrair famílias de acolhimento. A institucionalização prolongada não pode ser a norma; é hora de virar o jogo. Mas como? Unindo mentes brilhantes e aplicando soluções inovadoras para conectar corações dispostos a acolher», diz a organização.
Assim, durante três dias, profissionais de diferentes áreas – desde programadores, designers, profissionais de marketing, educadores, psicólogos, estudantes até cidadãos comprometidos – irão unir forças para desenvolver protótipos de soluções que possam aumentar o número de famílias de acolhimento.
«Não se trata apenas de código; trata-se de colaboração multidisciplinar, construção de pontes, criação de esperança e mudança de vidas», lê-se no comunicado.
O objetivo é acolher contribuições, ideias e pensamentos de indivíduos de todas as áreas, independentemente da sua experiência prévia.
«Esta não é apenas mais uma hackathon; é um movimento inclusivo. Acreditamos que a união de diferentes competências aliadas à tecnologia pode e deve ser usada para resolver os problemas mais prementes da sociedade», declaram os organizadores.
As inscrições podem ser feitas aqui e implicam a doação de 12 euros.