Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

A Mákina de Cena vai levar a cena o clássico da literatura infantojuvenil “Meu Pé de Laranja Lima”, no próximo dia 26 de Setembro, no Cineteatro Louletano. 

A adaptação aos palcos desta obra maior da literatura brasileira, escrita em 1968 por José Mauro de Vasconcelos, parte da vontade da encenadora, Carolina Santos, de dar vida às histórias que marcaram a sua infância e juventude.

«Não me lembro do primeiro livro que li, mas guardo uma viva memória da primeira vez que chorei a ler: tinha 13 anos e estava a meio de “O meu pé de laranja-lima”, de José Mauro de Vasconcelos. Foi aí que percebi o poder da leitura e da elasticidade que tem o nosso imaginário.
Quantos não sentiram as suas primeiras lágrimas-de-leitor (ou espetador) com “O Meu Pé de Laranja Lima”, uma das obras maiores da literatura brasileira, e quantos não haverá – por mais que nos custe a aceitar – que ainda hoje se revêm nela», refere a encenadora e codiretora artística da Mákina de Cena.

são brás de alportel

Com esta nova criação, a estrutura sediada em Loulé, prossegue com o seu propósito de capacitação e profissionalização de uma nova geração de atores algarvios, apresentando um elenco totalmente composto por atores oriundos ou residentes na região, dois deles provenientes do recém revitalizado SinCera – Grupo de Teatro da Universidade do Algarve.

Mauro Coelho e Rafaella Ambrozio juntam-se a Beatriz Medeiros, dando corpo às diversas personagens desta história, num espetáculo que se assume como uma ode à alegria-mais-forte-que-tudo das crianças que conhecem mais dor do que deveriam, e um regresso de três adultos ao lugar do “tudo é possível”, que só a imaginação permite.

Com um dispositivo cénico atípico e uma boa dose de ilusão, este “Pé de Laranja Lima” coloca pequenos e grandes espetadores muito perto da ação, quase como se fizessem parte dela, nesta que é a segunda incursão da Mákina de Cena pelos clássicos da literatura infantojuvenil, depois de “Viagem ao Centro da Terra” em 2023.

O espetáculo estará em exibição no Cineteatro dias 26 e 27 de Setembro, às 21h00 para público em geral e, dia 27, às 10h30, numa sessão especial para escolas.

Os bilhetes para as sessões da noite custam 5 euros e poderão ser adquiridos na bilheteira do Cineteatro Louletano ou aqui.

Já em Outubro, Pé de Laranja Lima ruma a Faro para três sessões no IPDJ nos dias 2 e 4, às 21h30, e no dia 3, às 18h30. Os bilhetes para estas datas deverão ser reservados através do email [email protected].

lagos eventos

Também poderá gostar

Sul Informação - Espelho de água do Ameixial na Serra do Caldeirão já reabriu

Ameixial Elektro Festival está de volta, com 11 horas seguidas de música na serra algarvia

Sul Informação - MED esteve quase lotado no sábado: «Foi uma das melhores noites de sempre»

MED esteve quase lotado no sábado: «Foi uma das melhores noites de sempre»

Sul Informação - Legado de José Mário Branco desvenda-se em livro com as suas 120 entrevistas à imprensa

Legado de José Mário Branco desvenda-se em livro com as suas 120 entrevistas à imprensa