A 4.ª Exposição Canina do Algarve, a 33.ª Exposição Canina Internacional do Algarve, a Exposição Canina Especializada de Teckels, a Exposição Canina Monográfica do Cão do Barrocal Algarvio e a Exposição Canina Monográfica do Cão de Água Português vão decorrer nos dias 27 e 28 de Setembro, no Estádio Municipal de Lagos.
O evento inclui ainda a 1.º Demonstração de Lure Coursing, que consiste na demonstração de funcionalidade de exemplares em correr atrás de um objeto em longas distâncias.
O Município de Lagos e o Clube Português de Canicultura, com a colaboração do Zoo de Lagos, conjugam esforços para promover um evento que, no ano passado, contou com cerca de 800 inscrições para os dois dias.

Espanha, Letónia, França, Reino Unido, Rússia, Finlândia, Itália, Bélgica, Canadá, Suécia, Gibraltar, Suíça, Marrocos e Alemanha foram os 14 países participantes, através dos vários exemplares de cães que vieram a Lagos de propósito para concorrer a estes concursos internacionais.
Tendo em conta o número de pessoas inscritas e de fãs de cães que se deslocam aos locais onde decorrem os concursos, a Câmara de Lagos salienta «o impacto socioeconómico e a promoção que estes eventos traduzem para as regiões onde os organizam».
Este ano, entre as 17h00 e a meia noite, nos dois dias, além das atividades cinófilas, o evento contará com um espaço de foodtrucks com música ao vivo e atuação de um rancho folclórico, promovendo o convívio entre todos.
O Clube Português de Canicultura, o primeiro clube de canicultura do mundo a ser reconhecido pelas Nações Unidas como clube UNESCO e pelo governo português com carácter de utilidade pública, é a entidade dirigente responsável pela canicultura e tudo o que a ela concerne em Portugal.