Interesse pela Sanidade no Montado motiva 5ª edição da formação, desta vez em Beja e Mértola

Curso será presencial mas também online

A 5ª edição da Formação sobre a Sanidade no Montado decorrerá nos dias 26, 27 e 28 de setembro, em formato presencial (em Beja e Mértola) e online.

Segundo Helena Guimarães, coordenadora da formação e investigadora do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) da Universidade de Évora, “é com grande satisfação que vemos a continuidade e relevância desta formação”.

“Quando organizámos a 1ª edição, em 2018, não prevíamos repeti-la, mas os sucessivos convites de várias entidades, interessadas em levar a formação aos seus territórios, fizeram com que continuasse. Este ano, foi a Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) a tomar essa iniciativa”, acrescentou.

Sobre o programa deste ano, Helena Guimarães explica que “a estrutura mantém-se fiel aos princípios estabelecidos desde o início, que são abordar o Montado de forma integrada e relacional. No entanto, todos os anos há novidades, uma vez que o conhecimento na área está em constante evolução”.

A formação aborda práticas que tentam contribuir para a prevenção e mitigação dos problemas de sanidade no Montado.

Conta com a participação de um vasto leque de entidades e formadores complementares, provenientes de várias instituições: MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Universidade do Algarve, Instituto Superior de Agronomia e CE3C – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A formação é repartida por três módulos. No primeiro dia, em Beja, começa por explorar os organismos que afetam saúde do Montado.

O segundo dia, em Mértola, é dedicado à análise das práticas de gestão que fazem a diferença entre um Montado resiliente ou suscetível a doenças e pragas.

Finaliza, de novo em Beja, pela base de todo o sistema, ou seja, como promover um solo saudável no Montado.

Durante as várias sessões, os participantes terão a oportunidade de partilhar experiências, participar ativamente nas sessões teóricas e práticas e conviver.

A 5ª edição da Formação sobre a Sanidade no Montado é cofinanciada pela REN – Prémio Agir 2023, e tem o apoio da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

Para mais informações, clique aqui.

 

 



Comentários

pub