Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de portimao

O Festival de Caminhadas de Santa Bárbara de Nexe, que terá a sua primeira edição em 2025, é a novidade da temporada deste tipo de festivais no Algarve.

A acontecer no interior do concelho de Faro nos dias 7, 8 e 9 de Fevereiro, este evento é organizado pela Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe e será dedicado ao tema da cultura popular.

«A música, a poesia e as memórias dos trabalhos na pedra são alguns dos elementos em destaque nesta iniciativa, que pretende enaltecer a riqueza deste território rural, através de numerosas caminhadas, momentos de animação, workshops e outras atividades», explica a organização, a cargo da cooperativa QRER

festival do marisco de olhao

A região algarvia passa, assim, a contar com cinco festivais de caminhadas: ainda este ano, os amantes de caminhadas na natureza têm oportunidade de participar no Barão de São João Walk & Art Fest, que se realiza já de 1 a 3 de Novembro, unindo as caminhadas com a arte nesta aldeia do concelho de Lagos, e no Festival de Caminhadas de Monchique, entre 29 de Novembro e 1 de Dezembro, para celebrar o tema da água.

Completam a agenda o festival de caminhadas de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, denominado Caminheiros – Experiências na Fronteira, que celebra a natureza, cultura e hospitalidade transfronteiriça, e que terá lugar no fim de semana de 7, 8 e 9 de Março de 2025.

Depois, no interior do concelho de Loulé, vai decorrer o Walking Festival Ameixial, de 25 a 28 de Abril . Este é o mais antigo festival de caminhadas do Algarve, dando a conhecer a serra algarvia e o seu património natural, cultural e humano.

O Algarve Walking Season é uma iniciativa que a cooperativa QRER coordena desde 2018, «com o objetivo de promover de forma articulada os vários festivais de caminhadas que se realizam na região, assim como os recursos endógenos do território, o seu património, cultura e comunidades, afirmando o interior do Algarve como um destino privilegiado para o turismo de natureza».

Para o efeito, a QRER conta com o envolvimento e colaboração da Região de Turismo do Algarve e da Associação de Turismo do Algarve, tal como das entidades promotoras dos diversos festivais, designadamente as Câmaras Municipais de Alcoutim, de Monchique, de Lagos, a Associação Almargem e a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe.

O festival de Santa Bárbara de Nexe é também o destaque do novo website bilingue (PT e EN) da Algarve Walking Season, que pretende «reforçar a capacidade promocional dos eventos, tanto a nível nacional como internacional, atraindo mais visitantes para a região fora da chamada época alta, contribuindo para a sustentabilidade dos territórios e mitigação dos efeitos da sazonalidade», salienta a QRER.

No âmbito da promoção do AWS, a Cooperativa QRER tem previstas outras ações de divulgação dos festivais até ao final do ano, em particular daqueles que ainda se vão realizar em 2024, as quais serão anunciadas em breve.

O visitante do novo website pode consultar facilmente o calendário de todos os festivais de caminhadas na região, assim como a sua localização e principais características.

Cada festival está apresentado numa página própria, com ligação às entidades promotoras e/ou páginas oficiais, para reforçar quer a promoção dos eventos, quer do território onde se inserem.

No novo website, pode encontrar-se também novidades regulares sobre estes festivais e sobre o tema das caminhadas no Algarve.

 

 



recrutamento zoomarine 2025
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

WFA23_festival de caminhadas do ameixial__vicoughetto_041|WFA23_festival de caminhadas do ameixial__vicoughetto_024 (1)|WFA23_festival de caminhadas do ameixial_vicoughetto_014

Festival de Caminhadas do Ameixial vai ter mais um dia e novas atividades

deodato santos_percurso artistico barao de sao joao|Turismo Fora d Horas 1|José Apolinário Turismo Fora d Horas|Turismo Fora d Horas|Márcio Viegas Vicentina Turismo Fora d Horas|Elsa Branco e Isabel Benedito ESDIME Turismo Fora d Horas|Aura Fraga Vicentina Turismo Fora d Horas (2)|Aura Fraga Vicentina Turismo Fora d Horas (1)

No interior do Algarve e do Alentejo, o turismo é Fora d’Horas, mas com tempo para desfrutar

João Ministro|João Ministro Prémio|João Ministro Selo Sustentabilidade (4)|João Ministro Selo Sustentabilidade (1)|João Ministro Selo Sustentabilidade (2)|João Ministro Selo Sustentabilidade (3)

14 anos a caminhar com responsabilidade valem selo sustentável à ProActive Tur