Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner odemira um alentejo singular todo o ano

O espólio documental e bibliográfico do antigo reitor da Universidade de Évora (UÉ) Manuel Ferreira Patrício, falecido em 2021, foi doado à academia alentejana, que o quer preservar e dar a conhecer às futuras gerações.

«É uma grande honra para a UÉ acolher este espólio, que queremos preservar e possibilitar que futuras gerações conheçam o que foi o pensamento, a obra e o percurso do professor Patrício», afirmou hoje à agência Lusa a atual reitora Hermínia Vasconcelos Vilar.

A doação do espólio de Manuel Ferreira Patrício à academia alentejana está prevista num protocolo assinado hoje entre os herdeiros e a universidade.

são brás de alportel

Segundo a atual reitora da UÉ, o conjunto é constituído por livros, separatas, revistas, teses, trabalhos científicos e cadernos pessoais, cuja quantidade não soube precisar.

«É um volume ainda grande», limitou-se a adiantar, referindo que a UÉ vai agora «inventariar e organizar» o espólio para disponibilizar, mais tarde, a sua consulta pública nas bibliotecas da academia e em formato digital.

Hermínia Vasconcelos Vilar disse que uma parte do conjunto agora doado já está na posse da academia e a restante será cedida, em breve, pelos herdeiros.

«É o espólio, antes de mais, de um ex-reitor da UÉ e, mais não fosse por essa razão, já era uma doação importante, mas, adicionalmente, estamos perante um pensador, pedagogo e filósofo, que tem uma obra reconhecida», acrescentou.

Manuel Ferreira Patrício morreu no dia 11 de Setembro de 2021, aos 82 anos, no Hospital Santa Luzia, em Elvas, no distrito de Portalegre, onde estava internado.

Nascido em Montargil, concelho de Ponte de Sor, também no distrito de Portalegre, em 23 de Setembro de 1938, Ferreira Patrício foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, em 2012, pelo então Presidente da República Cavaco Silva.

O ex-reitor era licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, doutorado em Ciências da Educação, com a especialidade Filosofia da Educação, e agregado em Teoria da Educação e em Axiologia Educacional.

Ferreira Patrício foi reitor da UÉ entre 2002 e 2006, instituição onde foi docente, presidente do Conselho do Departamento de Pedagogia e Educação e do Conselho Pedagógico, entre outros cargos.

O pedagogo foi ainda diretor-geral do Departamento do Ensino Superior do Ministério da Educação, presidente da Comissão de Planeamento da Região Sul, do Instituto de Inovação Educacional do Ministério da Educação e do Conselho Científico da Escola Superior da Educação de Beja.

Além da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, também lhe foi atribuído o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade do Porto, em 2002, e a Medalha de Mérito Municipal Classe de Ouro pela Câmara de Évora, em 2006.

 

 



são brás de alportel
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Também poderá gostar

Sul Informação - IPBeja: terminam amanhã candidaturas à pós-graduação em sustentabilidade e inovação em frutos secos

IPBeja abre candidaturas para concursos especiais de ingresso a licenciaturas

Sul Informação - Detido burlão do “Olá Pai / Olá Mãe”

Sindicato defende extensão da proibição do uso de telemóveis nas aulas até ao 12.º ano

Sul Informação - Câmara de Grândola diz que vai analisar proposta do Belenenses SAD de se mudar para o Alentejo

Câmara de Grândola reitera urgente criação de novas praias naquela faixa costeira