Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Daniel Vieira, emblemática figura ligada à cultura de Alte, vai dar dois concertos intitulados “Não mexer nos músicos”, na Ermida da Nossa Senhora da Conceição, em Loulé, no sábado, 21, às 16h00, e na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Alte, no domingo, 22, às 18h00.

Os concertos do multifacetado artista são o ponto alto do programa das Jornadas Europeias do Património no concelho de Loulé, que integram atividades promovidas pelo Museu Municipal.

Acompanhado na viola da gamba por quatro músicos de diversos contextos e nacionalidades, explora as suas “liberdades artísticas” na música de tradição oral.

sessões de cinema de inverno

São cantares maturados durante várias décadas, oriundos de um tempo em que as mondas e as ceifas eram local de partilha, que são interpretados por Daniel Vieira com recurso à memória e aos registos da época em que contribuiu para grupos como Almanaque, Dar de Vaia, Erva Doce, Grupo Folclórico de Alte e Os Velhos da Torre.

Os dois concertos são fruto de uma residência de onze dias que se propôs a desencadear novos diálogos musicais que mantenham viva a chama da oralidade.

 

Sul Informação

 

Também no domingo, há duas visitas guiadas. Às 10h30, Rui Roberto e Almeida leva os participantes por uma “viagem” aos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto, espaço classificado como Monumento Nacional, sob o mote “Encruzilhada de vivências da Loulé Medieval e Moderna”.

Em Quarteira, às 16h00, na antiga Lota, Ana Margarida Marques e Rita Vaza guiam-nos pela exposição “Com os pés na terra e as mãos no mar: 6000 anos de História de Quarteira”, através do tema “Objetos que Falam: a História de Quarteira”.

No final haverá um momento musical das três culturas (Cristã, Sefardita e Árabe) pelo músico Eduardo Ramos.

As Jornadas Europeias do Património 2024 decorrem de 20 a 22 de setembro, com o tema “Rotas, redes e conexões”, constituindo uma oportunidade de reflexão sobre aquilo que nos une e que tem permitido, ao longo dos séculos, a partilha de práticas culturais e artísticas.

Estas Jornadas são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património.

 

Sul Informação

 

 

 



vamos à vila 2025
festival de caminhadas

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Biblioteca de Loule_er

Livro “A Bíblia – em quadras” apresentado em Loulé

sergio leite conservatorio loule orgao sinfonico_ PL (2)

Silêncio que se vai construir o órgão sinfónico da Matriz de Loulé