CIMBAL agradada com andamento da obra de ligação do Alqueva à barragem do Monte da Rocha

Comitiva da CIMBAL testemunhou a «evolução favorável da execução dos trabalhos»

Autarcas do Baixo Alentejo visitaram as obras de ligação da Barragem do Alqueva à albufeira do Monte da Rocha, para se inteirar do andamento desta «importante empreitada» e testemunharam «a evolução favorável da execução dos trabalhos, com vala aberta e condutas instaladas de forma significativa», revelou a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL).

Uma comitiva liderada pelo presidente da CIMBAL e da Câmara Municipal de Almodôvar, que também integrou os presidentes de Câmara de Aljustrel, Castro Verde e Ourique, foi ao terreno inteirar-se do andamento desta empreitada, que permitirá o transvase de água do sistema do Alqueva para a barragem situada no concelho de Ourique.

Além de visitar sítios onde já decorrem intervenções, os autarcas estiveram no estaleiro da obra, junto a Messejana, onde assistiram a uma apresentação sobre a empreitada, feita pelo presidente do Conselho de Administração da EDIA, empresa que gere o Alqueva e que é a responsável pela a obra em curso.

Segundo a  CIMBAL, esta empreitada «vai proceder ao reforço de recursos hídricos da barragem do Monte da Rocha, permitindo continuar a assegurar o abastecimento público de água às populações dos concelhos de Castro Verde, Ourique e Almodôvar, e parte dos concelhos de Mértola e Odemira, mesmo em condições de seca severa, como a que temos vivido com maior frequência e por maiores períodos, nos últimos anos».

«Permite ainda beneficiar diretamente cerca de 2 330 hectares de regadio, num investimento de cerca de 28 milhões e meio de euros, com data de termo da empreitada prevista para Fevereiro de 2026», acrescentou.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub