Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O centro histórico de Vila Real de Santo António vai tornar-se um Bairro Digital, com o objetivo de dinamizar o comércio ali existente e de promover a transição digital dos negócios desta zona.

A iniciativa surge na sequência de uma candidatura do município de Vila Real de Santo António ao programa do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e irá apoiar cerca de 200 estabelecimentos.

A iniciativa representa um investimento global de 1,5 milhões de euros, dos quais 895 mil euros são elegíveis para financiamento no âmbito do PRR.

jf-quarteira

«O projeto prevê o desenvolvimento de um plano de transição digital na zona comercial do Centro Histórico de VRSA, dotando os operadores económicos de ferramentas tecnológicas que permitam melhorar os seus modelos de negócio, contribuindo para a dinamização do comércio local e para o crescimento económico», explica a Câmara de VRSA.

«O Bairro Digital de VRSA resulta de uma candidatura promovida e instruída pela Câmara Municipal, constituindo uma das maiores apostas do município. O principal objetivo é estruturar e defender a identidade do comércio vila-realense, tornando-o cada vez mais atrativo e resiliente, e posicionando-o como uma clara alternativa às grandes superfícies comerciais», reforça Álvaro Araújo, presidente da Câmara Municipal de VRSA.

 

Sul Informação

 

Na visão da autarquia, a iniciativa tem «particular importância nos setores do comércio e serviços abertos ao público, funcionando como um catalisador do crescimento económico. Por outro lado, procura reforçar ainda mais a sua visibilidade no contexto da vizinha Andaluzia, já que os visitantes espanhóis são um dos seus principais clientes».

O plano de intervenção contém três eixos principais de intervenção «que se focam na digitalização da economia local, no aumento da competitividade e no crescimento económico sustentável do Centro Comercial a Céu Aberto de Vila Real de Santo António».

No âmbito do primeiro eixo, será promovida a conetividade e a harmonização urbanística, «que inclui a rede WiFi urbana, a instalação de centros de informação digital e a instalação de sinalética/intervenção física para promoção de uma entidade visual comum».

«O segundo ponto corresponde à digitalização da experiência de consumo, através do desenvolvimento funcional e gráfico de um Marketplace da área comercial, totalmente integrado com a app e website do Bairro/Município. Através do Marketplace e da app será possível não só encomendar produtos, mas também reservar serviços e ter acesso a conteúdos institucionais e informativos. Por último, a digitalização das infraestruturas do Bairro Comercial permitirá monitorizar e quantificar os locais de estacionamento livres e ocupados. A informação do Smart Parking estará disponível nos painéis digitais, sinalética própria e app que vier a ser implementada», descreve a autarquia.

Os Bairros Comerciais Digitais são projetos dedicados à valorização do comércio e serviços, «recuperando o conceito de urbanismo comercial para a vertente digital, com o intuito de melhorar a experiência de consumo através da integração de soluções digitais, da digitalização dos modelos de negócio, ou do aumento das competências digitais dos trabalhadores, proporcionando a necessária modernização dos modelos de gestão do território nacional».

O projeto de desenvolvimento do Bairro Comercial Digital de VRSA foi apresentado no âmbito da Semana do Turismo do concelho, que se destina a assinalar o Dia Mundial do Turismo.

 

 



infraquinta rumo à sustentabilidade
municipio de portimao

Também poderá gostar

Apreentação_Body Holiday (4)|Apreentação_Body Holiday (3)|Apreentação_Body Holiday (2)|Apreentação_Body Holiday (1)

Nova unidade hoteleira de 5 estrelas nasce na Praia da Lota

aquacultura jeronimo martins vrsa (2)|Pedido de TUPEM_VRSA

Seaculture quer dragar zona do porto de pesca de Vila Real de Santo António

Olhão Baixa_CR (1)

Olhão vai ter um Bairro Comercial Digital “com Alma”