Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner odemira um alentejo singular todo o ano

A Associação Comercial de Albufeira (ACALB) cumpriu ontem, sexta-feira, 20 de setembro, 14 anos de existência.

A ACALB foi fundada em 2010, com a designação de Associação de Empresários da Avenida Sá Carneiro – Areias de São João de Albufeira, para defender os interesses coletivos das empresas desta zona do concelho.

Face à necessidade de abranger outras áreas do território, a denominação foi modificada, em 2014, para Associação de Empresários da Avenida Sá Carneiro e Centro Histórico de Albufeira.

lagos eventos

Em 2020, e atendendo à intenção de alargar o número de associados, abrangendo cada vez mais setores de atividade presentes neste concelho, foi adotada a designação de Associação Comercial de Albufeira.

O trabalho da ACALB foi particularmente notório por altura da pandemia provocada pela COVID-19, com um conjunto de propostas, reuniões e atividades, tendo em vista a diferenciação de tomada de medidas ajustadas à realidade de Albufeira, exigindo um plano específico de apoio com uma descriminação positiva para a região.

Ao atingir 14 anos de existência, afirmando-se «consciente de que muito há a fazer neste domínio», a ACALB pretende «posicionar-se como um parceiro ativo ao serviço do desenvolvimento local, fazendo valer as justas aspirações dos setores que representa».

As particularidades de Albufeira, no contexto económico da região e do país, determinam que o mundo empresarial congregue vontades na defesa de Albufeira. A ACALB acredita que as empresas do concelho «desempenham um importante papel na comunidade, criando riqueza e emprego».

Na mesma medida, Albufeira representa um polo fundamental na região e no país, com um contributo inestimável para a riqueza nacional, «devendo esse contributo ter o devido retorno por parte das entidades públicas centrais», defende ainda a associação.

No atual contexto de grande exigência para as empresas locais, a ACALB salienta que pretende «servir os associados e os seus interesses e contribuir para a resolução das grandes questões que dizem respeito ao futuro de Albufeira em matérias como o emprego, a dinamização empresarial ou a responsabilidade social».

A ACALB está a preparar o seu Plano de Atividades para 2025 e lançou recentemente um novo website e páginas nas redes sociais, instrumentos fundamentais para criar um relacionamento permanente com associados e comunidade em geral.

Um dos objetivos da Associação, a curto prazo, passa por atingir uma centena de associados, de maneira a poder ter uma voz mais ativa na comunidade.

A ACALB é presidida por Sérgio Brito, desde 2020. Advogado e sócio-fundador da Arandis Editora, Sérgio Brito esteve ligado durante muitos anos à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, onde teve diferentes cargos, entre os quais o de vice-presidente. De destacar também o seu trabalho enquanto presidente do Rotary Club de Albufeira.

 



inframoura cada gota importa
zoomarine

Também poderá gostar

APAL Balanço

Agência de Promoção de Albufeira cresceu em associados no 1º trimestre de 2025

Sul Informação - Highgate Portugal abre três hotéis nos Salgados

Highgate Portugal abre três hotéis nos Salgados

Sul Informação - Turistas (des)esperam horas no Aeroporto de Faro devido à demora no controlo de passaportes

Turistas (des)esperam horas no Aeroporto de Faro devido à demora no controlo de passaportes