Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

O VII volume da monumenta de Vila Real de Santo António “Memórias & Documentos”, organizada por António Horta Correia, ex-Presidente da Câmara, já se encontra disponível.

Este sétimo volume é uma biografia, elaborada a partir de uma recolha documental, de João de Deus Guimarães, jornalista e político, nascido em Vila Real de Santo António em 8 de Janeiro de 1860, sendo irmão da poetisa Luthgarda Guimarães de Caires.

João de Deus Guimarães foi redator ou diretor dos jornais “A Correspondência” (1893), “O Tempo” (1894), “O Portugal” (1900), “O Progresso” (1900), “O Intransigente” (1910).

recrutamento zoomarine 2025

Político Republicano, em 1909, sob pseudónimo de João Diabo, publicou o manifesto político «Carta a El-Rei». Por divergências e perseguições políticas foi forçado a emigrar algumas vezes, para diversos países da Europa e da América. Colaborou com Sidónio Pais e integrou o grupo fundador do movimento de 28 de Maio de 1926.

Com a edição desta obra, pela Arandis Editora, o autor resgata a memória de João de Deus Guimarães.

A obra poderá ser comprada aqui.

António Horta Correia nasceu em Vila Real de Santo António a 21 de Julho de 1932.

Licenciado em Finanças, exerceu a sua atividade profissional em empresas do setor das conservas de peixe. Foi professor, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real de Santo António, vereador e presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

Nas últimas décadas tem-se dedicado à investigação histórica local e à genealogia, tendo produzido um vasto conjunto de obras, que já constituem bibliografia obrigatória para quem se dedica à história, não só de Vila Real de Santo António, como de todo o Algarve.

 



vamos à vila 2025
festival de caminhadas

Também poderá gostar

festival setecentista vrsa (15)

Vila Real de Santo António viaja até ao século XVIII no Festival Setecentista

Fernando Lobo

Fernando Lobo apresenta livro no arranque de exposição em Aljezur

Cuca Roseta foi a convidada para atuar duas vezes

Cuca Roseta canta o fado nos 249 anos de VRSA