O Algarve apresentou 250 candidaturas à linha de financiamento europeu «Apoio à apicultura para a biodiversidade» do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), cujo período de aceitação de propostas terminou a 13 de Setembro.
Às 250 candidaturas apresentadas corresponde um apoio total previsto de cerca de 1,1 milhões de euros, «o que traduz uma forte adesão dos apicultores algarvios a esta medida agroambiental, sendo também a primeira vez que a medida foi implementada a nível nacional», segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
«Com a colaboração das associações setoriais, Associação de Apicultores do Sotavento Algarvio (Melgarbe) e Associação de Apicultores do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, municípios e juntas de freguesia e associações de desenvolvimento local, a CCDR Algarve I.P. – Agricultura e Pescas implementou, ao longo do período da submissão de candidaturas, uma campanha de divulgação da medida, quer através das suas plataformas de comunicação, quer com a realização de sessões de esclarecimento descentralizadas, nomeadamente em São Bartolomeu de Messines (Silves), Salir (Loulé) e Mexilhoeira Grande (Portimão)», acrescenta.
Os apicultores também podem, até ao dia 30 de Setembro, fazer a declaração anual de existências, «a qual pode ser efetuada diretamente na Área Reservada do Portal do IFAP, na CCDR Algarve I.P. – Agricultura e Pescas, na Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região (DSAVR) ou nas organizações de apicultores protocoladas com o IFAP para o efeito».