O ciclista argentino Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) assumiu esta terça-feira a liderança do 33º Grande Prémio Jornal de Notícias, depois de ter sido 2º classificado na 3ª etapa, através de Luís Gomes (Gi Group Holding-Simoldes-UDO).
O percurso de 146,8 quilómetros, com início e final em Gondomar, teve como principal motivo de animação da etapa uma fuga protagonizada pelo espanhol David Dominguez, do Louletano, Julius Johansen e Jaime Castrillo, ambos da Sabgal-Anicolor.
Os três corredores escaparam ao pelotão ao quilómetro 36 e chegaram a ter 2m40s de vantagem, mas a presença de Castrillo, a 12 segundos da camisola amarela à partida, obrigou o grupo principal a trabalhar para anular a fuga.
A 15 quilómetros da chegada, foi, então, a vez de Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) tentar a sorte e isolar-se, mas o corredor seria absorvido, ficando tudo a postos para a chegada ao “sprint” que se perspetivava, numa chegada em subida.
O triunfo sorriu a um dos grandes especialistas nessa matéria no pelotão nacional, Luís Gomes, que comemorou diante dos argentinos da Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, com Tomás Contte em 2º e Nicolás Tivani em 3º.
Tomás Contte passou a ser novo dono da camisola amarela, com 7s de vantagem sobre o anterior comandante, Pedro Silva (ABTF Betão-Feirense), e 8s sobre o seu companheiro de equipa Nicolás Tivani, 3º.
O espanhol Alvaro Trueba é o melhor corredor da AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense na geral individual, a 19s do líder, enquanto o também espanhol Gabriel Rodas, do Centro de Ciclismo de Loulé/Matdiver/Anastácio Mendes & Mendes Lda, ocupa o 20º posto, a 44s.
Contte é também dono da camisola dos pontos e é primeiro no combinado, enquanto Tivani está à frente nos sprints especiais.