Chama-se PSIBAL e foi criada em Junho para, daqui para a frente, promover a Saúde Psicológica e o Bem-estar no Algarve e fazer com que estas valências cheguem a todos, «principalmente à população com maior vulnerabilidade económica».
«O objetivo de criarmos esta associação foi colmatar a falta de apoio e formação que existe na área da saúde mental e bem-estar, principalmente para as populações mais vulneráveis, e achámos que podíamos ser uma mais valia nesse sentido», começa por explicar ao Sul Informação o psicólogo Pedro Pinheirinho Coelho, presidente da PSIBAL – Associação Saúde Psicológica e Bem-estar do Algarve.
Projetos de sensibilização, formação, workshops e investigação são, para já, as atividades base da associação, mas, de acordo com o presidente, a ideia é que, daqui para a frente, poderem dar também consultas a quem não consegue chegar a esses apoios devido à falta de dinheiro, colmatando os preços altos dos privados e a falta de resposta do SNS.
«Não queremos fazer concorrência a ninguém: por isso é que toda a ajuda de psicólogos que se queiram juntar a nós é bem-vinda, para que possamos dar estas consultas de forma gratuita às pessoas», continua Pedro Coelho, reforçando que das entidades é preciso apoio ao nível da cedência de espaços físicos para a realização dos trabalhos.

Neste momento, a equipa é constituída por nove pessoas, que têm os seus empregos e trabalham para a associação pro bono, gerindo o tempo dependendo da disponibilidade.
Apesar de a maioria ser do Barlavento algarvio – e da PSIBAL ter sede em Lagoa -, Pedro Coelho explica que o objetivo da associação é mesmo chegar a todo o Algarve.
Às escolas, com programas de apoio psicológico para estudantes e formação para professores; aos idosos, com programas de suporte psicológico e social, combatendo a solidão e incentivando a participação ativa na comunidade; à comunidade geral, com projetos de sensibilização e apoio psicológico a grupos vulneráveis; e às organizações, com a promoção do bem-estar no local de trabalho, prevenção de riscos psicossociais, workshops sobre gestão de stress e estratégias para aumentar a produtividade e satisfação dos colaboradores.
A marcar o início das atividades desta associação, criada por um grupo de profissionais especializados na área da psicologia e bem-estar, estão as Jornadas de Saúde Psicológica e Bem-estar que se vão realizar em Outubro.
O evento contará com a presença de oradores nacionais e internacionais, tais como o representante da Alzheimer’s Society de Inglaterra.