Uma mostra e quatro workshops focados na economia circular, promovidos pelo mestrado em Design para a Economia Circular do ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, vão ser promovidos no espaço de exposições Mercado Municipal de Portimão, localizado na Avenida S. João de Deus.
Os workshops têm inscrição gratuita e proporcionam «uma introdução às quatro áreas principais abordadas por este curso, o único do país nesta vertente, aprofundando o entendimento e a aplicação prática das diferentes dimensões da economia circular», explica a autarquia.
A primeira área de desenvolvimento, a Dimensão Humana, foca-se na importância dos processos de design na mudança de mentalidades, hábitos e comportamentos de consumo, com o workshop “Zero overconsumption”, marcado para 3 de Setembro.
No dia seguinte, ao workshop “Zero Waste”, vai explorar a Dimensão Natureza, sublinhando o papel do redesenho para o reaproveitamento de resíduos e a preservação dos recursos naturais no contexto da biodiversidade e do biodesign.
O terceiro workshop, a realizar a 5 de Setembro, intitulado “Back to roots”, concentra-se na Dimensão Sociocultural, destacando como a participação e o reestruturar em função das necessidades das pessoas podem levar a uma intervenção criativa, favorecendo o desenvolvimento sustentável de cidades, áreas rurais e sistemas culturais.
Por fim, o workshop “Circular Young Blood”, que se realiza a 6 de Setembro, aborda a Dimensão Económica, discutindo como o design pode contribuir para a diversificação económica do Algarve, promovendo a bioeconomia e a circularidade nas indústrias existentes.
Todos os workshops decorrem às 18h00 no espaço de exposições do Mercado Municipal de Portimão e a participação é gratuita, mediante inscrição prévia através deste link.