O Lus. Évora e o Moura venceram na 1ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal e integram o lote de seis equipas no topo da tabela, em contraste com Estrela de Vendas Novas e Serpa, que foram derrotados em casa.
Em Évora, o Lusitano arrancou a temporada da melhor maneira, ao golear o Lagoa – reduzido a dez unidades a partir dos 55 minutos, pouco depois de Miguel Lopes ter aberto o marcador (49 minutos).
Na fase final da partida, já depois de Sele Davou ter assinado o 2-0, aos 89 minutos, o avançado português acabou por completar um “hat-trick” com mais dois golos, aos 90 e 90+4.
O Moura, campeão distrital de Beja em título, regressou aos escalões nacionais da melhor maneira, com um triunfo por 1-0 no terreno do Barreirense, graças a um golo tardio do brasileiro Erick Gabriel, aos 90+5 minutos.
Em sentido contrário, o Estrela de Vendas Novas, que na época passada venceu o Distrital de Évora, perdeu na receção ao Louletano por 1-0, em partida decidida pelo golo do brasileiro Eduardo Souza, de grande penalidade, aos 90+13 minutos.
Em Serpa, a equipa da casa foi batida pelo Amora, por 4-2. Os forasteiros marcaram dois golos no primeiro quarto de hora, desvantagem anulada ainda antes do intervalo pela equipa do Baixo Alentejo, que no segundo tempo não teve resposta para mais dois golos dos rivais.
O avançado angolano Yuri Sohni marcou para os anfitriões, aos 25 e 40 minutos, enquanto João Oliveira (12 e 46), Hugo Firmino (15) e Pedro Costa (90+3) assinaram os golos do Amora.
Lusitano de Évora e Moura estão no topo da tabela da Série D, na companhia de Moncarapachense, Louletano, Amora e Sintrense, enquanto Serpa e Estrela de Vendas Novas seguem sem pontos.
Na próxima ronda, marcada para 25 de Agosto, destaque para o embate Moura-Serpa. O Lusitano de Évora visita o reduto do Amora, e o Estrela de Vendas Novas joga em Sintra.