Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

A Câmara de Loulé anda há uma década a apoiar as famílias com crianças e jovens através do programa de ocupação dos tempos livres durante as férias escolares “Férias para Todos”.

O 10º aniversário de implementação desta iniciativa está a ser assinalado com um programa que integra «uma oferta dinâmica e diversificada de atividades lúdico-pedagógicas, privilegiando os espaços exteriores».

«As atividades foram ao encontro de aprendizagens e conhecimentos em diversas áreas – das tradições locais e do património, ambiente, desporto, dança, cidadania, brincar livre, ciências, cultura, praia, piscina, parques aquáticos -, onde as crianças e jovens estimulam a curiosidade, o pensamento crítico, a criatividade, a autonomia a capacidade de trabalhar em equipa em momentos de lazer e diversão nos diversos contextos, sempre supervisionadas por monitores e professores qualificados para o efeito», segundo a Câmara de Loulé.

jf-quarteira

O “Férias para Todos” é um «projeto de responsabilidade social, de combate às desigualdades de oportunidades educativas, de promoção de contextos educativos inclusivos através da Educação Não Formal», que visa assegurar «o acompanhamento de crianças e jovens residentes no concelho de Loulé nos períodos de interrupção letiva e férias de verão, como solução adequada às famílias e encarregados de educação que pretendem a ocupação dos tempos livres dos seus educandos».

Este ano, o programa contou com a participação de 2093 crianças e jovens nas atividades da interrupção letiva da Páscoa e de férias de Verão na modalidade geral.

 

Sul Informação

 

«De 29 de Julho a 9 de Agosto, realizaram-se as Férias Para Todos XL na modalidade de acantonamento, nas freguesias de Salir, Alte e Ameixial, para crianças e jovens dos 6 aos 16 anos. Nas férias de verão, cada criança inscreveu-se em três semanas das seis semanas de atividades possíveis, de forma rotativa, possibilitando a frequência de um maior número de participantes», revelou a autarquia.

Para a criação e construção do vasto programa, «o Departamento de Educação e Juventude contou com o apoio e parceria dos serviços educativos da Câmara Municipal de Loulé e de entidades externas que contribuem para uma oferta diversificada com experiências enriquecedoras para os diferentes intervenientes, crianças, jovens, voluntários/as, monitores/as, assistentes operacionais e técnicos/as».

«Destaca-se a importância deste programa enquanto promotor das políticas de juventude do Município de Loulé, nomeadamente a promoção do voluntariado jovem e a ocupação temporária de jovens. Nesta edição, o Município contou ainda com a participação de jovens voluntários/as da Paróquia de Loulé – São Sebastião no apoio ao desenvolvimento das atividades. Desde a sua implementação, são contratados monitores/as jovens para a dinamização das atividades, com a possibilidade de entrarem em contacto com o mercado de trabalho e com a realidade social e económica local».

«Ao longo destes dez anos temos vindo a testemunhar as evidências sobre a elevada importância desta resposta para as famílias e a confiança depositada pelas mesmas no trabalho desenvolvido pelo Município de Loulé. De acordo com a sua essência, o programa “Férias Para Todos” continuará a apostar na qualidade da sua oferta e no desenvolvimento integral das crianças e jovens, procurando responder às necessidades da comunidade», sublinham os responsáveis pelo programa.

 

 



infraquinta rumo à sustentabilidade
teatro das figuras

Também poderá gostar

Feira Social1

Feira Social de Loulé dá a conhecer trabalho das instituições este sábado

Monitores Ferias Verao Portimao (1) low

Inscrições para monitores das Férias de Verão de Portimão decorrem até 25 de Maio

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima