Herdades alentejanas convidam turistas a participar nas vindimas

Colher as uvas e pisá-las pode ser um programa de Verão bem diferente

A Herdade de São Miguel, da Casa Relvas, no Redondo, e a Herdade da Barrosinha, perto de Alcácer do Sal, são apenas duas das grandes propriedades agrícolas alentejanas que convidam os turistas, nacionais e estrangeiros, a participar nas vindimas.

Assim, entre 1 de agosto e 15 de setembro, a Herdade da Barrosinha tem preparado um «Programa Especial de Vindimas», para hóspedes e grupos, com várias atividades previstas.

«A época das vindimas é sempre uma altura especial e muitos são os que têm especial gosto em participar na colheita das uvas», salientam os responsáveis pela Herdade da Barrosinha.

A Herdade abre portas nesta altura do ano para que todos possam testemunhar e contemplar de perto este processo da produção de vinho, num ambiente de animação e convívio.

Os hóspedes que ficam alojados no hotel e durante este período vão poder ter acesso à experiência da vindima gratuitamente.

O programa para grupos, limitado a 15 pessoas, é mais completo e será acompanhado pela enóloga da Herdade, custando 75 euros por pessoa.

Inclui a apanha da uva com lanche a meio da manhã, depósito das uvas na adega, acompanhamento do processo de vinificação com a enóloga, terminando com um almoço na Taberna da Barrosinha.

 

 

Quanto à Casa Relvas, durante o mês de setembro, às terças, quintas, sextas-feiras e sábados, as vindimas contam com a participação dos amantes do vinho e curiosos pela vinha.

Quem quiser fazer parte da equipa da Casa Relvas, vestindo a camisola por um dia, basta inscrever-se no Programa de Vindimas 2024.

A iniciativa realiza-se na Herdade de São Miguel, em Redondo, e promete proporcionar, um dia bem passado, no coração do Alentejo.

«Viver as vindimas na Casa Relvas é viver a cultura e tradição do vinho e da vinha no Alentejo e conhecer de perto esta arte ancestral», garantem os responsáveis.

O programa começa pelas 11h00 com a vindima manual, num ambiente descontraído, onde se aprende a tratar de cada cacho com a nobreza própria deste fruto da terra.

No passeio pela vinha, fala-se do terroir, do clima, e da vinha em si, e identifica-se as castas pelas quais se vai passando.

Segue-se a sempre divertida e tradicional pisa à pé no lagar, sem dúvida a atividade mais esperada do programa.

A iniciativa, que tem uma duração aproximada de cinco horas, e termina com uma prova de vinhos, ou com um almoço com pratos típicos da região, harmonizado com vinhos da Casa Relvas.

 

 

“O Programa de Vindima da Casa Relvas é sempre uma excelente oportunidade de dar a conhecer de perto o trabalho que desenvolvemos na vinha e na adega durante a vindima”, salienta o CEO da Casa Relvas.

“É sempre um momento especial para a equipa da Casa Relvas, porque abrimos as portas da Herdade de São Miguel para receber aqueles que, por um dia, se propõem a juntar-se à nossa família para um dia diferente, e certamente inesquecível. Além do convívio que é sempre muito agradável, é uma forma de partilharmos a nossa história, as nossas tradições, e esta arte secular que é a da vindima”, acrescenta Alexandre Relvas.

Para participar no Programa de Vindima, a reserva deve ser feita com um mínimo de 72 horas de antecedência – mas aconselha-se a antecipação -, através do email [email protected].

Os grupos devem ser constituídos por um mínimo de 4 pessoas e máximo de 20.

O custo do programa é de 70 euros por pessoa, sem almoço, e de 110 euros por pessoa, com almoço, e inclui a oferta de um ‘kit vindimas’, que inclui uma t-shirt e um chapéu, para que todos possam ‘vestir a camisola’ e, por um dia, fazer parte da equipa e da família que é a Casa Relvas.

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub