“A Arte dos Povos no Caminho da Paz” é o mote para a 20ª edição do FolkFaro, que começa este domingo, 18 de Agosto, no Teatro das Figuras.
A cidade de Faro é o centro deste festival, que traz uma semana de música, dança e tradições, mas vai também passar por outras localidades algarvias até dia 24 de Agosto.
A gala no Teatro das Figuras começa às 21h30 e contará com a participação do grupo anfitrião, e de seis grupos internacionais convidados, podendo os bilhetes ser adquiridos na bilheteira do Teatro, na BOL – Bilheteira online, ou ainda nas lojas FNAC.
Os grupos convidados são Raízes de Portugal (Buenos Aires), Ballet Folclórico Municipal La Estrella (Antioquia), Ballet Folclórico Sabor Boricua (Aguadilla), Grupo Folclórico de Faro (Adulto | Infantil | Cancioneiro), Jánošíček Folklore Ensemble (Brno), Chanthaburi Folk Dance Group (Mueang) e Ballet Folklórico Sangre Oriental (San José).
Para além destes grupos internacionais a tempo inteiro, haverá participações pontuais de mais dois grupos
internacionais no palco do Passeio da Doca, num total de 8 presenças internacionais: Georgian Company Gurjaani e Tepebaşı Folk Dance Group.
Dando lugar a grupos locais, não só de folclore como de outras expressões artísticas, registam-se também, nos diversos espetáculos ao longo da semana, as participações do Clube de Danças João de Deus, Cia. Panteras – Dança & Artes, Sandra Cristo (Hino do FolkFaro – “Unidos por um Laço”), Grupo Danzas Venezolanas Araguaney, Grupo Folclórico da ARPI, Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão, R. Folclórico Mondadeiras das Barrosas e Rancho Folclórico de Loulé.
Os espetáculos diários, em Faro, realizam-se no Palco do Passeio da Doca, nas noites de 19 a 24 de Agosto, às
22h00.
O FolkFaro é uma organização anual do Grupo Folclórico de Faro, que conta com o apoio principal do
Município de Faro e se realiza desde 2003. Este ano, o evento leva o folclore internacional aos concelhos de Faro, Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel e Tavira, num total de 11 localidades.