A Empresa Municipal de Água e Resíduos de Portimão (EMARP) reencaminhou para valorização cerca de 5650 quilos (kg) de resíduos orgânicos e recicláveis recolhidos durante o Festival da Sardinha.
Estes 5650 quilos de material que foram entregues à ALGAR, empresa intermunicipal responsável pela triagem e tratamento dos materiais destinados à reciclagem, no Algarve, dividem-se em resíduos orgânicos (4300 kg), embalagens (680 kg), papel/cartão (560 kg) e vidro (110 kg).
Ao todo, revelou a empresa municipal portimonense, foram recolhidos durante o festival 13.850 kg de resíduos.
Para a EMARP, a «quantidade elevada de resíduos orgânicos recolhida» reflete «o esforço realizado durante o evento na separação deste fluxo, que será encaminhado para a central de valorização orgânica para ser transformado em fertilizante 100% natural».
«Através da promoção de um evento sustentável, juntamente com o Município de Portimão, a EMARP reforça o seu compromisso de educar para a sustentabilidade, reduzindo o impacte ambiental associado aos resíduos e à água, agradecendo a todos os participantes da 28ª edição do Festival da Sardinha, que contribuíram para a separação correta dos materiais produzidos durante a iniciativa», acrescentou.
Quanto à «quantidade significativa de resíduos indiferenciados (8200 kg) enviada para aterro traduz a necessidade contínua de sensibilizar o público para a redução e separação correta dos resíduos, para que haja um aproveitamento dos mesmos minimizando-se assim a exploração dos recursos naturais».