A Câmara de São Brás de Alportel distinguiu com votos de louvor jovens munícipes que se destacaram em diferentes áreas, desde o desporto, à literatura, passando pela música e pela química, no dia 16 de Julho.
No desporto, foram distinguidos o jogador de bilhar são-brasense Rui Correia, que integrou a equipa vencedora da Taça de Portugal de Pool Português de 2024, e as ginastas Matilde Cavaco, Laura Caetano e Maria Leonor Nunes e a sua treinadora Milene Gonçalves, que conquistaram o pódio no Maia Internacional Acro CUP 2024.
Rui Correia integra a equipa algarvia do Clube de Futebol “Os Bonjoanenses” que depois de se ter sagrado campeã distrital se apurou para a Taça de Portugal onde alcançou o primeiro lugar e também o quarto lugar nas fases finais do Campeonato Nacional.
Já Matilde Cavaco conquistou o primeiro lugar na prova de “pares” acompanhada pela atleta Maria Andrade, enquanto Maria Leonor Nunes o segundo lugar na prova de “grupos” acompanhada pelas atletas Beatriz Machado e Mafalda Freitas, e Laura Caetano o terceiro lugar na prova de “grupos” acompanhada pelas atletas Letícia Jacinto e Catarina Santos, todas na categoria “Youth”.
Também homenageadas foram as jovens são-brasenses Marta Nascimento, Ana Serranheira e Cristiana Veríssimo, que conquistaram os três primeiros lugares do Concurso literário «A Ética na Vida e no Desporto», promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.
O trabalho literário “Uma dança entre amigos” de Marta Nascimento conquistou o primeiro lugar, enquanto “Da Rivalidade à Enpatia” de Ana Serralheira alcançou o segundo lugar e “Um sonho destruído” de Cristiana Veríssimo arrebatou o terceiro prémio.
Outro voto de louvor foi entregue ao projeto musical ARTMUSA, «grupo revelação no panorama musical, que conquistou o 1º lugar na 5ª edição do concurso “Palco RUA – Música JÁ”, em Abril», atualmente constituído por Andreia Viegas, Rafael Peyroteo e Jorge Evaristo.
Por fim, foram distinguidos os alunos da Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo Passos, «assim como o coletivo de professores da turma e direção do Agrupamento Belchior Viegas, pelo 3º lugar do Pódio conquistado na Final Nacional das Olimpíadas da Química Júnior».