Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

A Câmara de Loulé e a empresa Águas do Algarve reuniram-se esta sexta-feira, 23 de Agosto, devido ao incidente ocorrido na Estação Elevatória CE2 – Quarteira Poente que resultou no desaconselhamento de banhos nas praias de Quarteira e Vilamoura durante mais de 24 horas.

O encontro teve como objetivo apurar os motivos da avaria registada na Estação Elevatória, assim como conhecer quais as medidas a tomar para evitar futuras ocorrências.

A reunião promovida pela Câmara de Loulé contou com a presença do presidente, membros do executivo municipal e técnicos da Autarquia, de membros da administração e técnicos da empresa Águas do Algarve, técnicos da empresa prestadora de serviços subcontratada para efetuar a exploração dos sistemas de Saneamento da Zona Nascente do Algarve, onde se insere a Estação Elevatória, e dos presidentes das juntas de freguesia de Quarteira e Almancil.

inframoura

Segundo a Câmara de Loulé, «num clima de total abertura e colaboração, as entidades debateram o ocorrido, tendo-se concluído que o incidente resultou de uma falha de equipamento seguida de falha humana por parte da empresa que opera a Estação Elevatória em questão subcontratada pela Águas do Algarve».

«De facto, registou-se uma falha do autómato que gere o sistema de bombagem. Esta falha acionou o sistema de alarmes, o que resultou numa visita de verificação de um técnico ao local que, apesar da informação disponível, não terá detetado nenhuma anomalia. Também a informação disponível na telegestão do sistema não foi consultada remotamente com a acuidade devida», lamenta a autarquia.

A ocorrência foi detetada pelo dispositivo municipal de gestão e vigilância das redes de saneamento instalado em Quarteira pela Câmara Municipal, na sequência de uma ocorrência, em Julho de 2023, e da qual a Águas do Algarve refuta qualquer responsabilidade, tendo apresentado na reunião informação que o confirma.

Ficou decidido, durante a reunião, que a Águas do Algarve irá implementar a curto e médio prazo diversas medidas técnicas adicionais de prevenção, sendo que, por seu lado, a Câmara Municipal apresentou a intenção de propor a contratualização de uma auditoria às Estações Elevatórias e ETARs existentes no concelho, de forma a verificar se todos os sistemas se encontram operacionais e oferecem o nível de segurança necessário.

 



festival do marisco de olhao
vilavitaparc

Também poderá gostar

Feira Social1

Feira Social de Loulé dá a conhecer trabalho das instituições este sábado

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

Obras zona histórica de Loulé. Maio 2025. MC (3)

Loulé garante que «todas as condições estão asseguradas para o MED», apesar das obras na zona histórica