Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Beja é um dos quinze distritos de Portugal continental que estão sob alertas meteorológicos no fim de semana devido ao calor. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Faro escapa. 

O IPMA divulgou que Bragança, Guarda e Vila Real estão já sob aviso vermelho, até às 18h00 de hoje, devido à “persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima”.

Bragança e Guarda passam depois a aviso laranja, que vigora até às 18h00 de domingo.

inframoura

Viseu e Castelo Branco estão, por sua vez, sob aviso laranja, de “persistência de valores muito elevados da temperatura máxima”, até às 18h00 de hoje.

Em aviso amarelo devido ao calor estão já Beja, Évora, Porto, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Guarda, até às 18h00 de hoje.

Beja, Évora, Vila Real, Castelo Branco e Portalegre ficam em aviso amarelo entre as 18h00 de hoje e as 18h00 de sábado.

O aviso vermelho é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação meteorológica de risco extremo, o laranja quando o risco é moderado a elevado e o amarelo quando há situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa da previsão de tempo quente, a Direção-Geral de Saúde (DGS) recomendou na quinta-feira um conjunto de medidas de proteção dos efeitos negativos do calor intenso, como evitar exposição às altas temperaturas, hidratação e atenção aos grupos mais vulneráveis.

Beber água, mesmo quando não se tem sede, evitando o consumo de bebidas alcoólicas, e procurar permanecer em ambientes frescos e arejados ou climatizados, pelo menos duas a três horas por dia, são outras dessas medidas.

Também se deve evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00, utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de duas em duas horas e após os banhos na praia ou piscina.

Devem-se utilizar roupas de cor clara, leves e largas, que cubram a maior parte do corpo, chapéu e óculos de sol com proteção ultravioleta, e evitar atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer, no exterior.

Segundo a DGS, devem ser escolhidas as horas de menor calor para viajar de carro e não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol.

A autoridade de saúde chama a atenção para os cuidados a ter com os grupos mais vulneráveis ao calor, tais como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.

 



infraquinta rumo à sustentabilidade

Também poderá gostar

Ponte do Vascão_entre Alcoutim e Mértola_er_01|Figura 04 1150

Reabertura de trânsito na ponte do Vascão, entre Alcoutim e Mértola, foi adiada para Outubro

Autocaravanas na Praia da Marinha_Agosto 2016_01

Turismo do Alentejo e Ribatejo promove autocaravanismo com campanha nacional

IMAGEM-lince-iberico

População de lince ibérico aumentou 19% num ano e supera os 2.400 animais