Vários projetos que visam a salvaguarda dos valores naturais do do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina vão ser apresentados à comunidade no dia 8 de Julho, a partir das 15h00, no auditório do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), em Odemira, no âmbito do Dia Aberto daquela área protegida.
A iniciativa é promovida pela Comissão da Cogestão do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, atualmente presidida pelo Município de Odemira.
A sessão começará com o historiador António Quaresma a recordar as “Memórias dos primeiros tempos da criação da Área de Paisagem Protegida do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina”.
Segue-se a apresentação de diversos projetos pelas pessoas e entidades que desenvolvem trabalhos relevantes para o desenvolvimento sustentável desta área protegida.
Programa:
>>António Quaresma, Historiador – “Memórias dos primeiros tempos da criação da Área de Paisagem Protegida do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina”
>>Maria Alexandra Abreu F. Lima, MARE/ARNET (Caparica) e INIAV, I.P. (Oeiras) – “O Projeto Emc2 na divulgação de camarinhas Corema album (L.) D. Don da Costa Vicentina (PNSACV)”
>>João Castro, Universidade de Évora, CIEMAR, MARE/ARNET – “Das algas aos golfinhos, biologia e conservação marinha na costa alentejana do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina”
>>Jorge Gonçalves, Universidade do Algarve, CCMAR – “Conservação da biodiversidade marinha no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina: perspetivas futuras”
>>Cristina Madeira Baião, Universidade de Évora – “Zimbral for LIFE: a preservar os zimbrais dunares”
>>Carla Pacheco, GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente – “Projeto Coastwatch – 34 anos de Educação e Ambiente”
>>Aura Fraga, Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste – “Algarve + Sustentável – Do turismo de natureza à sustentabilidade do turismo”
>>Carolina Cabecinha e Denise Manuel, alunas do 10º ano, Agrupamento de Escolas de Odemira, Professora orientadora: Paula Canha – “Importância do Lagostim-vermelho-da-Luisiana na dieta da Lontra-Europeia”
No âmbito das comemorações do Dia Aberto do PNSACV, será ainda promovida uma visita guiada ao velho moinho de água da Assenha ou da Seisseira, Praia da Amália, no dia 13 de julho, pelas 10h00, como se pode ler aqui.