Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

A Câmara de Odemira vai investir 3,7 milhões de euros na requalificação do núcleo antigo e ribeirinho da Zambujeira do Mar para melhorar “a qualidade de vida” daquele aglomerado urbano.

A 2.ª fase da empreitada de requalificação vai incidir no “casco mais antigo” e no “acesso à praia” da Zambujeira do Mar, na freguesia de São Teotónio, com a finalidade de “melhorar a rede de infraestruturas básicas, desde o saneamento ao abastecimento de água e telecomunicações”, explicou o presidente do município, Hélder Guerreiro, à agência Lusa.

Com um prazo estimado de 450 dias, a obra “já em curso” visa melhorar “a qualidade de vida daquele aglomerado” com a colocação de “mobiliário urbano exterior, desde pisos, espaços verdes e [zonas] de estar”, indicou o autarca.

inframoura cada gota importa

As intervenções incidem nas redes de infraestruturas de água, esgotos, pluviais e telecomunicações, arranjos exteriores, pavimentações e iluminação pública e serão desenvolvidas de forma faseada.

 

Sul Informação
Praia da Zambujeira do Mar – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

“É uma empreitada muito pesada, não só do ponto de vista do valor, de quase 4 milhões de euros, como da intervenção porque vai ter de ser feita rua a rua e vai apanhar dois verões, na altura máxima de carga em termos de pessoas na Zambujeira do Mar”, revelou.

De acordo com Hélder Guerreiro, a obra “teve de ser afinada para poder ter intervenções que causem o mínimo de perturbação possível nas épocas mais altas, do ponto de vista daquilo que é a necessidade da Zambujeira do Mar responder a uma procura de pessoas que ali acorrem”.

“Depois, na época turística mais baixa, vamos tentar fazer as intervenções de larga escala para que, no próximo verão, o impacto seja o mínimo possível”, garantiu.

Segundo o autarca, a empreitada prevê igualmente “ligações novas à Estação de Tratamento de Águas Residuais para evitar roturas e a poluição da praia” da Zambujeira do Mar que, este ano, não hasteou a Bandeira Azul da Europa.

Em simultâneo, o município está a monitorizar “toda a linha de água, no sentido de identificar quais são os fatores que levam a que, por vezes, apareçam resultados menos positivos na água”, revelou.

Esse “trabalho de campo está a ser feito porque precisamos de terminar definitivamente com esse problema”, afirmou o autarca, acrescentando que a poluição “está associada a questões práticas de pessoas ou de empresas que estão a fazer uma má descarga de efluentes”.

“Esta intervenção naturalmente contribui para termos ligações mais eficientes e de diminuição de riscos de poluição bastante mais significativa”, sublinhou.

Além deste investimento, o município adjudicou também a empreitada de requalificação urbana da vila de São Teotónio, no valor aproximado de 7 milhões de euros, com o objetivo de melhorar “as infraestruturas básicas, as zonas verdes, a circulação e os espaços de estacionamento”, concluiu.

 

Sul Informação
Obras já em curso – Foto: CM Odemira

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



inframoura cada gota importa
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Também poderá gostar

Sul Informação - Distrito de Beja deixa de ter concelhos em risco muito elevado

Campeonato do Mundo de Pesca Freestyle Method já decorre em Alvito

Trânsito cortado geral

Condutor de camião morre em despiste no IC1 no concelho de Ourique

Sul Informação - IPBeja: terminam amanhã candidaturas à pós-graduação em sustentabilidade e inovação em frutos secos

IPBeja abre candidaturas para concursos especiais de ingresso em licenciaturas