Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

“Convite ao Interior” é o novo programa cultural da Cooperativa QRER, com diversas propostas, até ao final do ano, para (re)descobrir e experimentar os territórios de interior e baixa densidade do concelho de Loulé.

Nos dias 12 e 13 de Julho (versões em inglês e português, respetivamente) a QRER e a Rêverie desafiam para o “Passeio do Conto: As Mouras Encantadas e os Encantamentos no Algarve”, em torno do Moinho do Gentil, no vale da Fonte Filipe.

Num percurso de 2,5 quilómetros serão abordados diferentes elementos da literatura oral sobre este tema da herança islâmica no Algarve, a partir de uma releitura da obra de Ataíde de Oliveira.

vamos à vila 2025

A atividade é orientada pelo artista plástico André Mesquita e promete, desde logo, uma reflexão sobre a nossa herança cultural e identidade contemporânea, sempre em estreita conexão com a natureza.

Já no dia 22, com a parceria da Laivos, terá lugar um Percurso Interpretativo e Workshop de Culinária dedicado ao tema “As Hortas como Património Alimentar e Cultural”.

Nesta atividade, conduzida pela cooperadora Ivani Farias, o participante terá oportunidade de conhecer exemplos de boas práticas na manutenção da horticultura tradicional e de valorização dos seus guardiães locais, bem como de compreender o papel destas hortas na sustentabilidade e coesão social do território rural.

Durante o percurso serão recolhidos ingredientes para o workshop de culinária a realizar na Laivos – Centro Gastronómico e Cultural (Largo da Igreja de Querença). A experiência termina com a degustação da receita confecionada em conjunto.

O mês de Agosto inicia com a experiência “Eu (no) Interior”, uma oficina de artes expressivas, no dia 8, onde se exploram várias formas artísticas, desde pintura ao movimento e à voz, para expressar e descobrir novas dimensões das suas identidades, culminando numa apresentação pública coletiva ao ar livre. Esta é mais uma proposta da Rêverie, orientada por Leonor Isidoro e Rúben Ferrada, em Querença.

No dia 19, terá lugar um jantar temático, inspirado nas tradições locais, seguido de um passeio noturno em noite de lua cheia, promovido pela Laivos.

Para os meses seguintes está programado um conjunto de atividades diversificadas, desde oficinas de cocriação artística, de teatro na natureza para famílias e outras artes expressivas, a atividades de interpretação patrimonial, passando por conversas e workshops no âmbito da arquitetura tradicional, sustentabilidade e utilização de recursos naturais ou a criação de miniflorestas urbanas e outras experiências gastronómicas. No total, são 15 atividades a decorrer até Dezembro.

O Convite ao Interior é o programa cultural da Cooperativa QRER para o interior do Algarve e terá uma periodicidade anual. Nesta primeira edição apresenta atividades nas freguesias do Concelho de Loulé, mas nas próximas edições deverá estender-se a outros concelhos do interior e abranger todos os meses do ano.

Esta iniciativa tem como objetivo dinamizar os territórios de baixa densidade do interior do Algarve através de ações culturais, que convidam à reflexão sobre o papel do interior, os seus recursos e potencial inerente, quer para usufruto quer para a criação de oportunidades de negócio.

Esta primeira edição beneficia do programa de apoio ao associativismo do Município de Loulé, e conta também com o apoio do Aspirante a Geoparque Algarvensis e da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim.

 



sessões de cinema de inverno
municipio de odemira

Também poderá gostar

Lidia Jorge_er_05

Festival Literário Internacional de Querença homenageia Lídia Jorge

FOTO ANGOLA|2024_5

Querença: Ciência, tradição oral e meios rurais em foco no aniversário de Manuel Viegas Guerreiro

ramos rosa

Fundação Manuel Viegas Guerreiro recorda Ramos Rosa, o poeta que escrevia sol