Três técnicos de museus da Áustria, pertencentes à Associação de Museus da Província de Viena, ao Museu da Mulher, em Hittisau, e ao Museu da Tecnologia de Viena, estiveram em Loulé entre os dias 15 e 18 de Julho, numa iniciativa com a chancela do programa Erasmus + que teve como mote os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Segundo a Câmara de Loulé, estes técnicos «puderam contactar com a realidade polinucleada do Museu Municipal de Loulé, a forma como este trabalha ao nível da sustentabilidade social, através dos vários projetos de mediação cultural existentes e os bastidores da sua ação cultural».
Também foram dados a conhecer aos museólogos austríacos outros projetos ao nível da sustentabilidade, desde logo, o projeto Loulé Criativo, «que trabalha a sustentabilidade nos seus três pilares essenciais (social, económico e ambiental), através da visita à sede do projeto e às oficinas que se encontram espalhadas pelo território».
«Foram também apresentados os projetos camarários que têm concorrido para mitigar as alterações climáticas pela Divisão de Ação Climática e Economia Circular. O projeto de Aspirante Geoparque Algarvensis, em que Loulé está inserido, foi desde a primeira hora dado a conhecer, não só através das ações desenvolvidas e pela visita ao território no concelho de Loulé, mas também através da visita ao Centro Educacional do Cerro do Ouro, onde a comitiva austríaca pôde participar numa atividade para público escolar e contactar com outras tradições aí trabalhadas», acrescentou a autarquia.
«No âmbito da deslocação à conferência anual da Network of European Museums Organizations (NEMO) na Finlândia, o Museu Municipal de Loulé iniciou conversações para a realização de uma parceria com a Associação de Museus da Província de Viena. Loulé, a nível nacional e internacional, é um município de excelência ao nível dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por isso o Museu Municipal de Loulé participa no grupo de trabalho dedicado à ação climática na NEMO».
O Museu Municipal de Loulé pertence à Network of European Museums Organizations (NEMO) desde 2023, após ter recebido, em 2022, a Conferência anual desta rede, abrindo horizontes de socialização e troca de experiências com outros técnicos de museus da Europa.