Passagens aéreas, movimentos acrobáticos, demonstração de caças e muito mais. Milhares de pessoas participaram nas comemorações do 72º aniversário da Força Aérea que terminaram este domingo, 7 de Julho, em Portimão.
Ao longo da tarde de domingo, a Força Aérea protagonizou passagens aéreas, movimentos acrobáticos e demonstração de missões, como o caso da busca e salvamento e de infiltração de militares equipados no teatro de operações, representando assim as missões quer estritamente militares quer de apoio à população civil que caracterizam a atuação da Força Aérea.
A exibição encerrou com uma demonstração dos caças F-16M que rasgaram os céus algarvios.
Durante uma semana, a Força Aérea voou até Portimão para celebrar os 72 anos da Instituição, proporcionando, com o apoio da Câmara de Portimão, diversos eventos que aproximaram a comunidade militar da sociedade, dando a conhecer as missões que realizam em prol do país.
Em destaque, esteve ainda a corrida e caminhada no asfalto do Autódromo Internacional de Portimão, que reuniu mais de 850 pessoas.
Ainda como atividades desportivas, ao longo da semana a Força Aérea pôs a Praia da Rocha a mexer, com uma prova de duatlo constituída por pistas de obstáculos e laser run, que atraiu 860 pessoas, entre os 2 e os 73 anos de idade. Igualmente, mais de 520 pessoas, sobretudo crianças e idosos, viveram a sensação de voar a bordo do avião KC-390, numa experiência de batismo de voo, com o mais novo de 6 anos e o mais sénior de 93.
Como momento alto, a Força Aérea foi ainda celebrada no sábado com a tradicional cerimónia militar que reuniu centenas de populares na zona ribeirinha e que foi presidida por Nuno Melo, ministro da Defesa Nacional.
O governante deixou palavras de apreço aos militares da Força Aérea, prometendo, «muito em breve, um caminho de maior investimento nas pessoas e de maior capacitação das Forças Armadas».
Já o chefe do Estado-Maior da Força Aérea general João Cartaxo Alves destacou o extraordinário empenho de todos os militares e trabalhadores civis ao serviço da Instituição, agradecendo o sentido de dedicação demonstrado perante um grau de exigência cada vez mais elevado, prometendo que «hoje, como ontem, ao longo de 72 anos, e como no futuro, estaremos sempre presentes na vida quotidiana dos nossos concidadãos e prontos para dizer presente, a Portugal e aos portugueses».
A cerimónia militar encerrou com o desfile das forças em parada e de meios aéreos representativos da instituição sobre o Rio Arade, momento que marcou as centenas de populares presentes.
Durante a presença da Força Aérea em Portimão foram muitos aqueles que visitaram a exposição da Força Aérea junto à zona ribeirinha que, num contacto mais próximo com os militares, conheceram as missões da Força Aérea, assistiram a demonstrações de inativação de engenhos explosivos e cinotécnicas, tiveram a oportunidade única de se sentar num cockpit do F-16M ou do histórico Alouette III e conheceram os 30 de história da presença dos F-16M em Portugal.
A Força Aérea promoveu ainda dois espetáculos musicais protagonizados pela Banda de Música da Força Aérea, com a voz de Nuno Guerreiro .
No último dia dos eventos, houve ainda lugar à Missa de Ação de Graças e Sufrágio na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e ao arriar das bandeiras nacionais, de Portimão e da Força Aérea, que ditaram o encerramento da presença da Força Aérea em Portimão.