Alguns perceberam logo a mensagem, outros nem por isso, mas nenhum dos passageiros que hoje chegou ao Aeroporto de Faro e viu seis malas transparentes cheias de água a circular no tapete de bagagens terá ficado indiferente a esta ação da campanha Save Water, que pretende sensibilizar os turistas para um consumo mais responsável deste precioso recurso.
A ação desta terça-feira, onde marcou presença Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, foi um momento simbólico, que remete para uma campanha bem mais vasta e multiplaformas que vai decorrer até final do ano.
A campanha a apelar à poupança de água assenta em mensagens nos meios digitais e nos principais mercados emissores de turistas para o Algarve, mas também em outdoors e cartazes na região, um dos quais dentro do próprio Aeroporto de Faro, na zona das chegadas, num local de passagem obrigatória para quem ali aterra.
A campanha Save Water visa «alertar os turistas para a importância de adotarem boas práticas de uso da água» e convida-os a «usufruírem das suas férias de uma forma mais sustentável, contribuindo para uma proteção efetiva dos recursos através de uma atitude consciente e responsável».
Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, lembrou hoje em Faro que «a promoção de Portugal como um destino sustentável é fundamental e a campanha Save Water reflete esse compromisso. Através de ações de sensibilização junto dos turistas, como a de hoje, estamos a destacar a importância da preocupação ambiental e a envolver os visitantes na proteção dos nossos recursos hídricos. A meta é transformar cada turista num agente ativo e positivo na utilização eficiente da água, contribuindo para um futuro mais sustentável para todos».
O secretário de Estado do Turismo destacou, por seu lado, que «a proteção dos recursos naturais como a água é um desafio que tem de ser partilhado pelas empresas, entidades públicas e pelas pessoas, residentes e turistas. Nesta medida, o Governo colocou a água como prioridade nas políticas de sustentabilidade nacionais, em particular, no Algarve. O turismo dá o exemplo de mobilização e de compromisso, com ações concretas de mudança de comportamentos e de transformação do tecido empresarial».
À margem desta ação, André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, apresentou os mais recentes dados relativo ao selo Save Water, que distingue unidades hoteleiras que implementem medidas para poupar água. O nível de poupança, a 18 de Julho, era igual ao registado no início de Junho: 12% em relação a 2023, com algumas unidades a obter poupanças «superiores a 30%, sem prejudicar a operação».
Os mais recentes dados dão também conta de um aumento significativo do número de aderentes à plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica, da ADENE, parceira do Turismo do Algarve e do Turismo de Portugal neste projeto, que são agora 110 (eram 85 a 31 de Maio, cerca de 13% do total).
Hoje, os 110 aderentes representam 16% do total de empreendimentos turísticos do Algarve – são cerca de 650, no total – , e cerca de 40 mil camas, 31% das da oferta total de camas da região (antes, eram 20%).
«O desafio hídrico, no Algarve, impulsionou uma transformação profunda no setor turístico. Através do selo Save Water, estamos a incentivar a adoção de práticas inovadoras para reduzir o consumo de água e a adesão dos nossos parceiros demonstra um forte compromisso com a sustentabilidade. Acreditamos que, ao promover a eficiência hídrica e a sensibilização para a importância da água, construiremos um futuro mais sustentável para a região. A colaboração entre todos é fundamental para superar este desafio e posicionar o Algarve como um destino de referência em termos de turismo sustentável», ilustrou o presidente da Região de Turismo do Algarve.
Apesar da baixa taxa de adesão ao selo, tanto André Gomes como Pedro Machado consideram que os resultados já alcançados e os níveis de redução conseguidos por algumas unidades, sem comprometer a sua oferta (e poupando dinheiro, claro), poderá «impulsionar outros empreendimentos a aderir».
Também presente na sessão esteve Chloé Lapeyre, diretora operacional da Ana Aeroportos, que deu conta dos esforços que estão a ser feitos no próprio aeroporto algarvio para reduzir consumos, nomeadamente a redução de caudais, mas não só, e do trabalho conjunto entre a ANA e a Águas do Algarve, para protocolar o fornecimento de águas residuais tratadas da ETAR existente junto ao Aeroporto, para rega de espaços verdes.
Fotos: Hugo Rodrigues | Sul Informação