Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Ivandro, Nininho Vaz Maia, Carolina Deslandes, Dillaz, Marisa Liz, Carminho ou Resistência. Estes são alguns dos principais nomes do cartaz do Festival F, que está hoje a ser apresentado em Lisboa.

Ao longo dos três dias do festival, de 5 a 7 de Setembro, na Vila-Adentro de Faro, os vários palcos vão ser preenchidos pelos nomes mais sonantes da música portuguesa, de vários tipos e para todos os gostos.

Na apresentação, no IDB Rooftop, em Lisboa, o presidente da Câmara de Faro recordou que, apesar da pandemia, «em 2020 e 2021 não quisemos deixar morrer o F. Tivemos uma afluência enorme de artistas nesse ano de 2020 e a receita foi para quem acompanhava esses artistas». Se não fosse a pandemia, «estaríamos hoje a celebrar o 11º, mas estamos a celebrar o 9º, no próximo ano será a 10 edição».

infraquinta rumo à sustentabilidade

Rogério Bacalhau, depois de recordar Joaquim Guerreiro, mentor inicial do F, salientou que, sendo uma iniciativa da Câmara, da Ambifaro e do Teatro Municipal de Faro, «é dos poucos festivais desta dimensão que é exclusivamente público».

«Em 2014, muitas pessoas diriam para não irmos por aí, num festival só de música portuguesa. Arriscámos, mas temos muito orgulho no que fizemos e celebramos o melhor da música portuguesa».

O autarca acrescentou que, desde a sua primeira edição, em 2014, o certame já recebeu «mais de 500 mil espectadores». «Hoje é uma marca reconhecida no país», garantiu Bacalhau.

Vasco Sacramento, da Sons em Trânsito, recordou, por seu lado,  que, «na primeira visita que fiz à Vila-Adentro fiquei fascinado, porque reúne diferentes predicados, com património histórico, natural e que compõem um conjunto harmonioso. Acho que temos dado um pequeno contributo para que o local seja mais visitado, mais conhecido, para que mais negócios surjam e é essa uma das missões também» deste Festival F.

Sobre as novidades, Vasco Sacramento disse que «a melhor notícia é que não há novidade: continuamos a apostar na música portuguesa e essa é a nossa missão».

«O Festival F é hoje em dia a grande mostra da música portuguesa da atualidade, a mais abrangente e a que permite mais cruzamentos entre estilos». Aliás, acrescentou, «nunca tivemos edição tão abrangente e inclusiva como este ano», com «fado, indie, artistas dos PALOP, roda de samba». Essa inclusão, sublinhou Vasco Sacramento. «é uma amostra de um Portugal de 2024».

Mas há também, nesta edição, um «reforço de artistas algarvios». Gil Silva, diretor do Teatro Municipal de Faro, acrescentou que «haverá 25% de artistas algarvios».

Tudo junto faz com que esta seja a «programação mais forte de sempre. Temos artistas fortíssimos em todos os palcos!»

O festival deste ano conta com 9 palcos, de modo a proporcionar uma experiência musical diversificada e contínua para todos os gostos e públicos, naquela que é uma das principais celebrações do ano da música portuguesa.

O último grande festival de Verão ocorre em Faro e apresenta espaços dinâmicos, que englobam música, artes performativas, mercado de autor, exposições e tertúlias. Este ano conta ainda com uma roda de samba ao longo dos três dias.

Os bilhetes estão disponíveis em pré-venda a partir de sexta-feira (dia 19) até dia 30 de julho no site da Ticketline e nos locais habituais. Até esta data, heverá 1000 bilhetes com o preço especial de 20 euros por bilhete diário e 45 euros pelo passe geral de 3 dias.

A partir de 30 de julho, ou a partir da venda total deste lote promocional, o bilhete diário passa a custar 22 euros e o passe geral 54 euros.

Entrada gratuita até aos 12 anos de idade (inclusive).

 

 

Sul Informação

 

Dia 5 de Setembro

Ivandro
Nininho Vaz Maia
Tiago Bettencourt
Camané
Lon3r Johny
The legendary Tigerman
Biia
Filipe Karlson
Leo2745
Ana Lua Caiano
Maquina
Inês Apenas
Baleia Baleia Baleia
Azart
André Amaro
Tribruto
Amar Guitarra
Alek Rein
Imune
Ibsxjaur
Sotto
Spielberg
Miguel Martins “Kaleidoscópio”
Cátia Alhandra

 

6 de Setembro

Carolina Deslandes
Dillaz
Marisa Liz
Capitão Fausto com Orquestra do Algarve
Deejay Telio
Papillon
Drenchill
Moullinex GPU Panic
B Fachada
Milhanas
Glockenwise
Pikika
Acácia Maior
Emmy Curl
Bandua
Moda Vestra
Manga Limão
Artmusa
Romeu Bairos
Luís Domingos Miguel Quinteto
Rick Offen
Lana Gasparotti
The Black Teddys
Micáh

 

7 de Setembro

T-Rex
Carminho
Resistência
Van Zee
Karetus
Pongo
Iris
Virgem Suta
Expresso Transatlântico
Putzgrilla
Throes + The Shines
Cachupa Psicadélica
Vaiapraia
Inês Monstro
Filipa Vieira
Norberto Lobo
Na Mesma Rua
Jean Christian et les Rêves Enfouis
Lum
Girls 96
Duo42
Al Guitar Duo
The Dead Men Shoes
Two Step Flow
Danzoffen

 

 

Sul Informação

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



festival do marisco de olhao
teatro das figuras

Também poderá gostar

casa-praia-de-faro-slider

Lançado concurso para demolição de 49 «edificações precárias» na Praia de Faro

Estadio-Algarve_bc

Estádio Algarve junta-se à Luz e ao Dragão em «prestigiada rede europeia»

CR_Fotos de Faro Jardim da Alameda

Faro volta a viver Primavera Literária