O fornecimento de gelo aos armadores algarvios foi resposto «integralmente» na manhã desta quinta-feira, 25 de Julho, já não «havendo condicionalismos» à pesca. A garantia foi dada pela Docapesca, após as queixas de duas associações: a Olhãopesca e Barlapescas.
A denúncia surgiu na quarta-feira, dia 24, e dava conta que a falta de gelo tinha obrigado a que, no porto de Quarteira, vários barcos da pesca do cerco tivessem ficado em terra.
Confrontada com esta questão, a Docapesca, em resposta às perguntas do Sul Informação, reconheceu o problema, mas garantiu que «o fornecimento de gelo aos armadores se encontra integralmente reposto» desde quinta-feira de manhã.
«Essa insuficiência verificou-se em Quarteira, uma vez que, associado à ocorrência de uma avaria num dos geradores da fábrica de gelo da Docapesca, o fornecedor externo não teve capacidade de produção para responder a todas as solicitações de armadores e comerciantes», acrescenta.
O fornecimento «de 15 toneladas de gelo» e a reparação desse gerador, que ficará «operacional no início da próxima semana», permitiu regularizar a situação.
No que se refere ao porto de pesca de Sagres, que também teve dificuldades, «o gelo é fornecido a partir da nossa fábrica do porto do Arade ou, em caso de necessidade, através do contrato com fornecedor externo», conta a Docapesca.
«Acresce que, atendendo ao expectável aumento de consumo de gelo neste período, e no sentido de evitar um esforço excessivo do equipamento de produção do Arade, encontra-se em conclusão um procedimento de aluguer de duas fábricas de gelo adicionais, oriundas de Espanha, que a partir de Agosto vão ficar a operar em Sagres, até ao final da safra da sardinha», explica.
De resto, ainda recentemente, «a operação da fábrica de gelo existente na lota de Sagres foi interrompida por a mesma não garantir as condições nominais de funcionamento. No entanto, quando se encontrava a ser desenvolvido o projeto para a sua reabilitação, houve uma manifestação de interesse por parte da organização de produtores Barlapescas, em construir e explorar uma nova fábrica de gelo no porto de pesca de Sagres».
Desde aí, a Docapesca garante ter «apoiado a Barlapescas no desenvolvimento do projeto da nova fábrica de gelo, encontrando-se ainda a apoiar a preparação de uma candidatura ao Programa Operacional MAR2030, que essa organização de produtores pretende submeter para financiar a construção da nova fábrica».