Uma estátua de homenagem aos pescadores e homens do mar, da autoria do artista farense Tó Quintas, já pode ser apreciada no Parque Ribeirinho de Faro.
Este monumento, encomendado pela União das Freguesias de Faro, «é um tributo à coragem, dedicação e resiliência dos pescadores, que, ao longo dos séculos, têm enfrentado os desafios do mar para sustentar a comunidade e preservar uma tradição fundamental para a identidade cultural de Faro e do Algarve», explica a autarquia.
A instalação no Parque Ribeirinho «não foi uma escolha ao acaso», acrescenta. Este espaço, «ao lado de uma pequena comunidade piscatória e que simboliza a ligação vital entre a cidade e o mar, oferece o cenário perfeito para celebrar aqueles que diariamente se lançam às águas, desafiando as intempéries e os mistérios do oceano».
«Esta homenagem é um reconhecimento sincero da importância dos pescadores na nossa história. É uma celebração da sua bravura e um lembrete da sua contribuição inestimável para a construção da identidade e da memória da nossa comunidade», destacou Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro.