A Associação Casa-Museu José Pinto Contreiras vai apresentar, no próximo domingo, 28 de Julho, os resultados da 1ª fase da sua residência artística, chamada “Impressão Identitária da Cidadania: memórias comunitárias e cívicas dos gorjonenses”.
O projeto pretende reconhecer parte das identidades gorjonenses, ao longo dos últimos 50 anos em democracia, a partir de conversas abertas de laboratórios de memória, coletivos e individuais.
A partir deste conhecimento, os artistas residentes procedem à criação artística de cruzamento disciplinar, tendo como foco os padrões culturais da comunidade, a partir de três eixos de participação social: Oficina de Cerâmica na Escola Básica de Santa Bárbara de Nexe, Oficina Artesanal/Artística com o Coletivo Mulheres do Alto e Memórias da Comissão de Moradores dos Gorjões (1974-1976).
O programa desta iniciativa recupera o filme da Residência Artística de 2023, intitulado «Escritos na Paisagem», e apresenta os pequenos filmes-vídeo da Oficina das Mulheres do Alto.
Junto do antigo Lavadouro Público dos Gorjões será prestada homenagem à Comissão de Moradores, que desenvolveu relevante ação cívica no período entre o 25 de Abril de 1974 e o seu termo em 1976, através da colocação de um painel fotográfico, com imagens de 1975, da autoria de André Pinto.
De Setembro a Dezembro, decorrerá a 2ª fase da Residência, dedicada a uma Proposta de Esboço de Projeto de Musealização do antigo Lavadouro Público, como Centro de Interpretação da Rota dos Poços dos Gorjões.