A ação de sensibilização sobre normas e comportamentos arranca hoje em Albufeira, anunciou a autarquia.
Em nota, este Município frisa estar a trabalhar em diversas frentes com vista a «disciplinar» comportamentos no espaço público, de modo a que «a boa imagem de Albufeira seja reposta, quer para contentamento dos residentes, quer dos turistas», explica José Carlos Rolo.
O edil assinala o problema da existência de determinados grupos, «mas não se pode generalizar, pois o comportamento de alguns não pode significar a identidade de nenhum país emissor de turismo ou de mão-de-obra e o turismo é o cerne da nossa economia».
Em marcha estão sete ações, tais como a campanha de sensibilização comportamental, através de mupis, cartazes, uma brochura e outros materiais; está também a ser levada a cabo uma campanha de promoção do destino em parceria com a empresa IPDT- Turismo; decorre a instalação de 70 câmaras de videovigilância; foi já feito um
reforço de vigilância humana nas zonas da Oura e da “baixa” da cidade, com recurso à Associação dos Bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa, GNR, Serviço Municipal de Proteção Civil e Polícia Municipal, bem como com outros agentes da Lei.
Além disso, está a ser elaborado um novo código de comportamentos, o qual deverá estar concluído a seguir ao presente verão; encontra-se a ser revisto o projeto de alteração do Regulamento Municipal de Ruído; e, por último, vai amanhã a Reunião de Câmara a proposta de revisão do Regulamento Municipal de Funcionamento dos Estabelecimentos.
No que se refere à campanha de sensibilização comportamental, já se iniciou, hoje, a distribuição de flyers, autocolantes e de uma brochura.
De acordo com a autarquia, Albufeira já tem nas ruas mais agentes de segurança, de vigilância e de fiscalização, «para uma resposta mais rápida e eficaz a qualquer problema que surja», de dia ou de noite.
«A imagem menos positiva de Albufeira tem que sofrer uma inflexão muito em breve e não vou permitir qualquer falta de respeito para com o nosso trabalho, nem pelo lazer dos nossos turistas, nem pelo trabalho de todos aqueles que em Albufeira vivem, independentemente da sua origem de nascença ou condição social», refere o presidente.
José Carlos Rolo solicitou também a ajuda do Consulado Britânico, no sentido de serem implementadas em Albufeira campanhas e ações, tal como são feitas em outros países, com vista «a garantir uma maior segurança, um maior conforto e satisfação a todos os turistas dos três países britânicos, que também estão incomodados por causa da generalização de uma imagem menos boa da sua identidade, quando as relações de Albufeira com todo o Reino Unido têm sido sempre, e ao longo de muitos anos de História, de grande cordialidade e admiração mútuas».
A par de tudo isso decorrem também procedimentos concursais para mais e melhor iluminação de determinados locais públicos, especialmente na área costeira, um reforço de papeleiras nas ruas e mais profissionais de limpeza, e a fiscalização de ruído já começou a operar em algumas ruas.
No âmbito de tudo isto, a ministra da Administração Interna Margarida Blasco esteve na passada sexta-feira na zona da Oura e da “baixa” da cidade para reforçar um compromisso de um reforço de efetivos da GNR.