Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A vida do navegador mouranense Cristóvão de Mendonça foi apresentada este sábado, 15 de Junho, pelo investigador da Academia de Marinha e técnico superior da Câmara de Vila Real de Santo António Fernando Pessanha, no Cineteatro de Mourão. 

Fernando Pessanha dissertou sobre “Cristóvão de Mendonça, navegador no Oriente e capitão de Ormuz – um desconhecido comendador de Arenilha”, investigação publicada no 2º volume da e-Strategica – Revista da Associação Ibérica de História Militar.

O percurso de vida do célebre navegador, que alguns autores alegam ter sido o descobridor da Austrália, Fernando Pessanha enunciou as distinções, rendas e mercês com que Cristóvão de Mendonça foi agraciado ao regressar ao reino, entre as quais a comenda da Ordem de Cristo de Arenilha (nome da vila antecessora de Vila Real de Santo António).

lagos marchas populares

A apresentação decorreu no âmbito do programa do aniversário da Universidade Sénior Cristóvão de Mendonça, que ficou ainda marcado pela assinatura do protocolo de geminação entre Mourão e Vila Real de Santo António pelos autarcas João Fortes e Álvaro Araújo, para além de atuações musicais dos agrupamentos musicais destas localidades e da cidade de Moura.

 



lagos marchas populares
municipio de portimao

Também poderá gostar

Sul Informação - O que é que as Filipinas têm a ver com Castelo de Vide? E os «filhos do hipericão»?

O que é que as Filipinas têm a ver com Castelo de Vide? E os «filhos do hipericão»?

Sul Informação - Clube UNESCO de Beja volta a ter “Noites no Logradouro”

Clube UNESCO de Beja volta a ter “Noites no Logradouro”

Sul Informação - Neste espaço museológico de Cabeça Gorda, a brincadeira é “obrigatória”

Neste espaço museológico de Cabeça Gorda, a brincadeira é “obrigatória”