Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

As poeiras com origem no norte de África vão voltar a invadir Portugal Continental, anunciou esta terça-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo o IPMA, a partir de quinta-feira, dia 6 de junho, «o estado do tempo em Portugal continental será influenciado por uma depressão, com expressão em
altitude, centrada sobre a região da Madeira, em deslocamento para nordeste, promovendo uma circulação do quadrante sul sobre o continente e o transporte de poeiras com origem no norte de África».

Assim, prevê-se, no dia 6, um aumento da nebulosidade, com baixa probabilidade de ocorrência de precipitação. Se chover, haverá a «deposição de poeiras sobre as superfícies», ou seja, chuva de lama.

recrutamento zoomarine 2025

A situação irá manter-se na sexta-feira, dia 7, para o qual o IPMA prevê mesmo «um aumento da instabilidade», com a ocorrência de aguaceiros, mais prováveis a partir da tarde e que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

Nos dias 8 e 9, sábado e domingo, a concentração de poeiras irá diminuir, mantendo-se a previsão de aguaceiros, mais prováveis nas regiões Norte e Centro, por vezes de granizo e acompanhados de trovoada, até dia 10.

O vento soprará fraco a moderado, predominando do quadrante sul, não se descartando rajadas mais intensas durante a ocorrência dos aguaceiros.

Nas regiões Norte e Centro, a temperatura máxima deverá subir nos dias 6 e 7, atingindo valores entre os 30 e 35°C, sendo ligeiramente inferiores na faixa costeira.

No dia 8, a temperatura irá descer para valores entre os 20 e 25°C, podendo ser um pouco superiores em alguns locais do interior.

Na região Sul, a temperatura terá uma pequena subida no dia 6, com valores entre os 30 e 35°C, descendo a partir no dia 7, situando-se entre 20 e 25°C no dia 8.

Após a descida de temperatura no dia 8, não se prevê variações significativas, pelo menos até dia 10, segunda-feira.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



inframoura

Também poderá gostar

Sul Informação - Polícia Marítima detetou 12 infrações em operação de fiscalização “Sardinha 25”

Polícia Marítima detetou 12 infrações em operação de fiscalização “Sardinha 25”

Sul Informação - Trio apanhado em flagrante por assalto com arma branca numa rua de Loulé

Trio já detido levou 15.000 euros no assalto ao banco no concelho de Redondo

Sul Informação - Humanidade esgota a 24 de julho recursos do planeta disponíveis para este ano

Humanidade esgota a 24 de julho recursos do planeta disponíveis para este ano