O Portimonense foi despromovido à II Liga, após ter perdido por 2-1 com o AVS, no play-off de manutenção na I Liga, disputado este domingo, na Vila das Aves.
Os algarvios precisavam de ganhar, após ter perdido em casa por 2-1, mas acabaram por acumular nova derrota – o Portimonense não conseguiu ganhar qualquer jogo em casa na 2ª volta – e a perder o play-off por 4-2.
Ainda assim, foi a equipa de Portimão que começou melhor o jogo, à procura da baliza adversária, tendo ganho algum ascendente nos primeiros 20 minutos.
No entanto, o AVS mostrou que não estava no jogo para defender o resultado trazido de Portimão e, em poucos minutos, criou várias oportunidades, que colocaram em sentido os algarvios.
O jogo seguia animado, com ambas as equipas à procura do golo, e podia ter tido um desenvolvimento positivo para o Portimonense aos 41 minutos. O árbitro mostrou o vermelho direto a Farias, do AVS, mas acabou por reverter a decisão, após recorrer ao vídeo-árbitro.
Até final da primeira parte o Portimonense voltou a ganhar algum ascendente, mas que não se materializou em golos.
A situação do Portimonense já era complicada e pior ficou pouco depois do início do segundo tempo.
Pedrão perde o duelo aéreo com Nené, à porta da grande área dos algarvios, Mercado isolou-se e colocou a equipa da Vila das Aves em vantagem no jogo.
Com uma vantagem ainda mais confortável na eliminatória, o AVS desacelerou, mas mesmo assim os algarvios não conseguiam criar grande perigo.
E foi por pouco que o AVS não aumentou a vantagem para 2-0, aos 84 minutos, num contra-ataque venenoso, mas o remate de Benny saiu muito desenquadrado com a baliza de Vinícius.
O 2-0 havia mesmo de surgir, pouco depois, aos 89 minutos. Desta vez, Benny não falhou e levou os adeptos da casa à loucura e os jogadores do Portimonense ao desespero.
Os algarvios ainda conseguiram diminuir a desvantagem, aos 90+5, mas o jogo acabou pouco depois, não sem antes serem expulsos dois jogadores, um de cada equipa – Pedrão e Fernando Fonseca.
O Portimonense, que estava na I Liga desde a época 2017/18 – esteve para descer em 19/20, mas garantiu a manutenção na secretaria -, cai do primeiro escalão do futebol português e irá disputar a II Liga em 2024/25.