O piloto que morreu hoje, domingo, após a sua aeronave se ter despenhado, na sequência de uma colisão em pleno ar, era de nacionalidade espanhola, anunciou a Força Aérea Portuguesa, que organiza o festival Beja Airshow, durante o qual se deu o acidente.
Num comunicado, a FAP diz que «lamenta profundamente comunicar a existência de uma vítima mortal de nacionalidade espanhola, decorrente de um acidente aquando de uma demonstração aérea da patrulha ibérica YAKSTARS – constituída por pilotos de nacionalidade portuguesa e espanhola –, ocorrido pelas 16h05, no festival aéreo Beja AirShow, na Base Aérea N.º 11, em Beja».
«Do acidente resultou ainda um ferido ligeiro de nacionalidade portuguesa que recebeu os cuidados de emergência no imediato, tendo sido avaliado pelas equipas de saúde, militares e civis, presentes no evento e, por precaução, foi encaminhado para o Hospital de Beja», acrescentou a Força Aérea.
O momento em que os dois aviões colidem no Beja Air Show. pic.twitter.com/fHKGS1kJk3
— Mundo Vivo (@mundo__vivo) June 2, 2024
Num novo comunicado, a FAP esclareceu ainda que «uma aeronave se despenhou fora do perímetro da Base Aérea e uma outra aterrou na unidade. Destas ocorrências não resultaram vítimas em terra, de entre as pessoas que se encontravam a assistir ao evento nas imediações da ocorrência».
«A Força Aérea acionou todos os meios para a investigação do acidente, conforme preconizado. Face à ocorrência do acidente, o evento foi imediatamente interrompido», acrescentou a Força Aérea.
Nota: Atualizada às 19h02 com mais informação veiculada pela Força Aérea Portuguesa em novo comunicado.
Comentários