Mértola: escavações arqueológicas na aldeia da Mesquita já terminaram

Os trabalhos deste ano ficaram concluídos a 3 de Junho

Os trabalhos arqueológicos da 4ª campanha de escavações arqueológicas na zona designada Cercas da Alcarias na aldeia da Mesquita, Espirito Santo (zona da Ermida), no concelho de Mértola, decorreram entre 20 de Maio e 3 de Junho.

Sob a coordenação científica de Fátima Palma (Campo Arqueológico de Mértola) e Bilal Sarr (UGR – Universidade de Granada), a escavação de carácter internacional juntou, mais uma vez, arqueólogos, estudantes e voluntários de Portugal e Espanha, num total de 12 pessoas, que ao longo de todo o processo puderam conviver com a comunidade da aldeia da Mesquita e ali partilhar os primeiros resultados da escavação.

Os trabalhos deste ano ficaram concluídos a 3 de Junho, «após as adequadas medidas de proteção das descobertas, a cobertura das sondagens com geotêxtil e terra», como explica a equipa.

Esta campanha enquadra-se no projeto ICAM que a Universidade de Granada e o Campo Arqueológico de Mértola têm vindo a desenvolver.

Enquanto os dados recolhidos não estão processados e a memória dos trabalhos não está redigida, «devemos classificar como muito satisfatória esta nova intervenção de 2024. Foram dias de trabalho, calor e esforço, mas igualmente de convivência e aprendizagem. Certamente, aprendemos todas com todos e vice-versa», acrescenta a equipa.

A campanha de escavações contou com os apoios financeiros e/ou logísticos do projeto I&D Maqbara (Ministério da Ciência, Inovação e Universidades – Governo Espanhol e Universidade de Granada), Câmara Municipal de Mértola e Sociedade Recreativa Mesquitense.

 

Fotos: Al-Andalus ⟺ Magreb ⟺ Bilād al-Sūdān Projects

 



Comentários

pub