Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Mais de 13 mil alunos de Portimão participaram, ao longo deste ano letivo, no programa municipal de sensibilização “A Escola e os Riscos… Preparar para Proteger!”, no âmbito da Proteção Civil. 

Além de ações de sensibilização nas escolas do ensino público e privado do concelho de Portimão, houve visitas de estudo ao quartel do Corpo de Bombeiros, onde está instalado o Centro Municipal de Emergência e Proteção Civil de Portimão.

Atividade implementada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Portimão em 2014, e que tem sido um sucesso em toda a sua extensão, no presente ano letivo realizaram-se 229 ações de sensibilização, que abrangeram mais de 13 mil alunos e cerca de 600 docentes e não docentes, desde o ensino pré-escolar ao secundário, e do ensino público ao privado.

infraquinta rumo à sustentabilidade

As ações de sensibilização efetuadas foram adaptadas a cada nível de ensino, tendo abordados aspetos como a utilização do número 112, o pedido de socorro, as matérias perigosas, os riscos naturais e tecnológicos da região, o suporte básico de vida, os riscos ferro-rodoviários e a defesa da floresta contra incêndios, sem esquecer a realização de exercícios em algumas escolas.

Para o sucesso deste projeto, o SMPC contou com os apoios do Gabinete Técnico Florestal e da Equipa de Sapadores Florestais do Município, do Corpo de Bombeiros de Portimão, da Cruz Vermelha Portuguesa e da Infraestruturas de Portugal, bem como da Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana e Autoridade Marítima Nacional, visando consciencializar e capacitar os alunos para uma maior resiliência e capacidade de resposta, caso confrontados com alguma situação adversa.

 

 

Sul Informação

 

 

A nível de exercícios à escala real, merecem destaque a participação no Exercício Internacional NEAMWave’23 e na 11.ª edição do exercício nacional “A Terra Treme”.

A 6 de Novembro de 2023, através do Exercício Internacional NEAMWave’23, foi testada a resposta à eventual ativação do sistema de alerta precoce para tsunamis, com a evacuação em tempo real de 95 figurantes (alunos da Escola Básica e Secundária da Bemposta e da Escola Secundária Poeta António Aleixo) da Praia da Rocha e respetiva deslocação para uma Zona de Concentração e Irradiação (ZCI).

Já a 14 de Novembro, a participação na 11.ª edição do exercício nacional “A Terra Treme”, que se realizou na maioria das escolas do concelho, contou com o acompanhamento presencial de elementos do SMPC e dos Bombeiros de Portimão nas ações levadas a cabo pela Escola Básica e Secundária da Bemposta, Escola Básica 2,3 Professor José Buísel, Escola Básica da Pedra Mourinha e na Escola Básica da Coca-Maravilhas, onde estiveram envolvidos mais de 2500 participantes.

No próximo ano letivo, o SMPC de Portimão irá manter o programa municipal de sensibilização “A Escola e os Riscos… Preparar para Proteger!”.

 



recrutamento zoomarine 2025
joana espadinha ao vivo no tempo

Também poderá gostar

Sul Informação - Defesa do algarvio Fábio Loureiro vai opor-se à extradição para Portugal

Detido suspeito de roubo numa loja em Vila Nova de Milfontes

Sul Informação - Adjudicada empreitada de recarga de areias na Praia do Vau, em Portimão

Adjudicada empreitada de recarga de areias na Praia do Vau, em Portimão

Sul Informação - Município de Tavira em risco máximo de incêndio

Baixo Alentejo com 244 operacionais, 50 veículos e quatro meios aéreos na fase Delta