Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

«Devolver aos tavirenses um espaço que acaba por ser deles» foi um dos grandes objetivos da Câmara de Tavira, quando se mostrou interessada em ficar com a Igreja de São Pedro Gonçalves Telmo, mais conhecida por Igreja de Nossa Senhora das Ondas, e com o edifício do Compromisso Marítimo, onde atualmente funciona a Junta de Freguesia. 

«O Orçamento de Estado previa essa passagem deste património das Casas do Compromisso e das Casas de Povo para as autarquias. O Município, face ao investimento que já tinha realizado nos dois espaços, manifestou a vontade de ficar com a propriedade e hoje o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social formaliza este auto de transferência para a autarquia, mas sobretudo para a nossa comunidade», disse Ana Paula Martins, presidente de Tavira, ao Sul Informação. 

A assinatura do auto de cessão das propriedades teve lugar esta quarta-feira, 12 de Junho, na presença do secretário de Estado da Segurança Social.

são brás de alportel

Nas palavras de Ana Paula Martins, este «é um dia muito feliz para Tavira, de um processo que já começou há muitos anos e que só hoje viu a sua concretização».

«Através do outro protocolo, nós já tínhamos reabilitado este património e ele já estava aqui para uso de todos, mas é sempre importante formalizarmos a posse porque, se calhar, a população não sentia isso», continua a autarca.

 

Sul Informação
Foto: Beatriz Bento | Sul Informação

 

Ao Sul Informação, a edil recorda que tanto a Igreja de São Pedro Gonçalves Telmo, como o Edifício do Compromisso Marítimo,foram «sofrendo a degradação normal do tempo» e foi em 2008 ou 2009, durante o mandato de Macário Correia, que se assinou um protocolo para os reabilitar.

«Não fazia sentido, depois de todo o investimento que a Câmara fez, para cima de um milhão de euros, entregarmos os espaços à Segurança Social. Então, desde aí temos vindo a manifestar a vontade de que eles regressem ao Município e regressem às pessoas, com uma função, obviamente, pública».

Questionada sobre se agora, com esta formalização, a autarquia tem mais iniciativas previstas para a Igreja, Ana Paula Martins diz que é uma possibilidade «intensificar», mas o objetivo é continuar com o trabalho já feito.

«Aqui já fazemos algumas iniciativas, normalmente na altura das efemérides, mas também aproveitamos para fazer alguns espetáculos, nomeadamente o “Fado com História”. Mas acho que o mais importante de tudo é o Município manter o espaço aberto para visitas, como mantém todas as igrejas que são da sua propriedade», reforça a autarca.

Ana Paula Martins recorda que, quando chegou à Câmara de Tavira, «a cidade das igrejas tinha as igrejas todas fechadas», algo que agora não acontece.

 

Fotos: Beatriz Bento | Sul Informação

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Banner lateral albufeira
emarp

Também poderá gostar

Sul Informação - Governo apadrinha construção de barragem na ribeira de Alportel que evite cheias em Tavira

Exposição “Olhar o Centro – Tavira” já dá a conhecer o território e a identidade local

Sul Informação - Idoso morre na praia de Cabanas de Tavira

Idoso morre na praia de Cabanas de Tavira

Sul Informação - Museu de Tavira promove atividades para animar crianças e suas famílias nas férias de Verão

Museu de Tavira promove atividades para animar crianças e suas famílias nas férias de Verão