São 197 quartos, numa área total de 80 hectares, com preocupações tanto paisagísticas como de sustentabilidade. O processo que envolve a construção do hotel de 5 estrelas do Verdelago Resort, entre Altura e a Praia Verde, em Castro Marim, dura há décadas, mas pode estar próximo do final. As obras já começaram e a unidade hoteleira deverá abrir em 2027.
O lançamento da primeira pedra foi um dos pontos altos das comemorações do Dia do Município de Castro Marim, na passada segunda-feira, 24 de Junho.
Este será o primeiro hotel de cinco estrelas nesta zona do Algarve, envolvendo um investimento de 53 milhões de euros, algo que é visto como uma «boa notícia» por Filomena Sintra, vice-presidente da Câmara de Castro Marim.
«Todo o concelho sairá valorizado porque o hotel criará emprego com ordenados acima da média», vincou a autarca em declarações ao Sul Informação.
Por agora, vão ser criados já 120 postos de trabalho, até um total de 500. Além disso, o empreendimento Verdelago está a construir habitação para os trabalhadores.
O hotel, que faz parte do grupo Marriott, engloba a criação de um parque verde, com cerca de 42 hectares, bem como uma reserva natural, em frente do mar, com 24 hectares, e um lago.
A ideia inicial englobava «a construção de um campo de golfe», mas «foi abandonada», segundo Filomena Sintra.
«O hotel vai reduzir o impacto na paisagem e terá uma preocupação de sustentabilidade vincada», acrescentou a vice-presidente da Câmara de Castro Marim.
De resto, a construção da unidade hoteleira vem no seguimento do empreendimento que já existe no local. O resort Verdelago conta com 50 alojamentos de luxo disponíveis, além de restaurante, campos de futebol, ténis e padel e uma piscina.
Este hotel de cinco estrelas será o primeiro do país a aderir à certificação Green Globe. O momento do lançamento da primeira pedra contou ainda com a assinatura de protocolos de cooperação entre o Verdelago Resort e o Município de Castro Marim para utilização do complexo desportivo existente naquele local para treino das equipas da União Desportiva Castromarinense e do Clube Recreativo Alturense.
Outro dos protocolos de cooperação foi assinado entre a Verdelago, a Junta de Freguesia de Altura e a Câmara Municipal de Castro Marim, com o objetivo de dinamizar a comunidade energética.
A intenção de criar o empreendimento Verdelago tem mais de 30 anos e o início da sua construção chegou a ser anunciado para 2011.
Antes disso, houve uma tentativa frustrada de avançar com um empreendimento pelos primeiros donos do terreno, um grupo de investidores finlandeses, nos anos 80/90.
Depois de uma passagem pela banca, os terrenos acabaram nas mãos da sociedade imobiliária Inland, de Luís Filipe Vieira, ex-presidente da SAD do Benfica, que viu o empreendimento ser classificado como Projeto de Interesse Nacional, em 2006.
O projeto deveria ter avançado em 2011, mas a crise económica ditou que não passasse do papel.
Agora, o empreendimento está nas mãos da Verdelago Sociedade Imobiliária, que é detida, na sua larga maioria (75%) por um fundo de investimento.
O Dia do Município de Castro Marim ficou ainda marcado pela tradicional sessão solene e por um concerto dos UHF, com a Banda Musical Castromarinense.