Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Os empreendimentos turísticos da região do Algarve que aderiram ao selo de eficiência hídrica Save Water reduziram em 12% os consumos de água nos primeiros meses do ano, indica o primeiro relatório de monitorização do Compromisso com a Eficiência Hídrica, para o setor do turismo, elaborado pela ADENE.

Entre 18 de março e 31 de maio, aderiram à plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica da ADENE, dos cerca de 650 estabelecimentos turísticos registados na região do Algarve, aderiram à plataforma apenas 85, cerca de 13% do total, que representarão, de acordo com dados da RTA, mais de 20% do total de camas disponíveis na região.

Encontram-se em implementação mais de duas mil medidas, das quais metade são estruturantes.

recrutamento zoomarine 2025

Estes resultados constam do primeiro relatório de monitorização emitido pela ADENE, no âmbito do Compromisso com a Eficiência Hídrica, que inclui o selo de eficiência hídrica “Save Water”.

De acordo com o relatório da ADENE, «a poupança de água alcançada contribui para mitigar o problema de escassez hídrica no Algarve», considerando-se «positiva a melhoria da informação sobre os consumos do setor do Turismo do Algarve, possibilitando a formulação de políticas mais ajustadas e direcionadas aos diferentes setores». Recomenda-se ainda a «intensificação do esforço de divulgação com vista a um incremento da adesão à iniciativa».

O selo de eficiência hídrica aplicável aos hotéis e demais empreendimentos turísticos é uma medida coordenada pela Região de Turismo do Algarve (RTA), em articulação com o Turismo de Portugal, tendo a ADENE, a responsabilidade de assegurar a monitorização dos consumos reportados pelos aderentes na Plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica, bem como alcançado na aplicação das medidas.

A iniciativa resulta da Resolução de Conselho de Ministros (RCM) n.º 26-A/2024, de 20 de fevereiro, que veio reconhecer a situação de alerta na região do Algarve por motivo de seca e aprovar um quadro de resposta abrangendo o abastecimento público, o turismo e a agricultura.

Recentemente, a RCM n.º 80/2024, de 21 de junho, veio revogar a RCM nº26-A/2024, mantendo a situação de alerta, alargando o âmbito de aplicação do selo de eficiência hídrica a outras atividades (alojamento local, restauração, empresas de animação turística e rent-a-car), revendo em baixa (de 15% para 13%) o objetivo de redução do volume de água consumido pelo setor urbano no qual se inclui o setor turístico.

A ADENE, agência responsável por diversas iniciativas no domínio da eficiência hídrica, incluindo o sistema de avaliação e classificação AQUA+, assinala a necessidade de se continuar a apostar em medidas de eficiência hídrica e de assegurar a plena aplicação dos Planos de Ação identificados.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Banner lateral albufeira
festival de caminhadas

Também poderá gostar

CR_Comboio_Faro (3)

Suprimidos mais de 70% dos comboios até às 8h00 devido à greve parcial na CP

Machosfera_masculinidade_imagem gerada por IA

Machosfera “não é brincadeira de rapazes”, é bomba relógio

Maria da Graça Carvalho e Juan Moreno Bonilla_2025_HR (2_2)

Alta Velocidade entre Sevilha e Faro «é uma dívida» para com o Sul da Península Ibérica