Albufeira de Alqueva ganha nova estação náutica no concelho de Moura

Nos planos da autarquia estão igualmente a criação do Centro de Alto Rendimento de Moura e o prolongamento da praia fluvial

A nova Estação Náutica de Moura-Alqueva, no distrito de Beja, é inaugurada na quarta-feira, após um investimento de quase 2,2 milhões de euros para diversificar a oferta turística no concelho e requalificar a zona envolvente da barragem.

O projeto, coordenado pela Câmara de Moura e desenvolvido em parceria com a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), é composto por uma plataforma central de lazer, uma praia fluvial e um parque para autocaravanas.

“É um projeto que não está terminado e em que vamos somando novos investimentos para consolidar as infraestruturas”, assinalou hoje à agência Lusa o presidente do Município de Moura, Álvaro Azedo.

Em comunicado, a autarquia alentejana explicou que a plataforma central de lazer da estação náutica inclui uma cafetaria, esplanadas e lojas para operadores turísticos.

Esta valência resulta de um investimento de cerca de 550 mil euros, assumido em 62,11% pela EDIA e em 37,89% pelo município, tendo sido cofinanciado pelo Turismo de Portugal.

Por sua vez, a praia fluvial, denominada Praia do Lago, engloba duas piscinas flutuantes e representou um investimento superior a 1,6 milhões de euros.

O montante foi assegurado pela câmara municipal e teve cofinanciamento comunitário, no âmbito do programa operacional regional Alentejo 2020.

“Este conjunto de infraestruturas permite a realização de atividades de lazer e desportivas”, realçou a câmara municipal, em comunicado.

E, acrescentou, vai “diversificar a oferta turística no concelho de Moura e requalificar a zona envolvente da barragem de Alqueva, promovendo o desenvolvimento económico, social e cultural da região”.

De acordo com Álvaro Azedo, uma estação náutica “é um conceito para 12 meses do ano, que alavanca iniciativas e atividades que vão desde o desporto ao recreio e à atividade escolar, entre outras iniciativas, e as infraestruturas têm de dar resposta a essas necessidades e a esses desafios”.

Por isso, continuou, no final da presente época balnear a Câmara de Moura tem previsto o arranque das obras de construção de uma nova zona de estacionamento na estação náutica.

Nos planos da autarquia estão igualmente a criação do Centro de Alto Rendimento de Moura e o prolongamento da praia fluvial.

“Ou seja, todo aquele complexo vai continuar a crescer e a oferecer uma imensa mais-valia para o concelho”, prometeu.

A Estação Náutica de Moura-Alqueva está certificada, desde outubro de 2018, pela Fórum Oceano – Associação de Economia do Mar.

A inauguração da infraestrutura está agendada para as 14:30, estando prevista a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, de acordo com informações divulgadas pela câmara municipal e pela EDIA.

Além desta, existem na região do Alentejo mais seis estações náuticas: Mértola e Odemira (também no distrito de Beja), Alandroal e Monsaraz (Évora), Avis (Portalegre) e Sines (Setúbal).

Comentários

pub