Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Representantes espanhóis e romenos, do projeto URBACT “One Health 4 Cities”, estiveram, de 21 a 23 de Maio, em Loulé, num encontro que teve como foco as questões do envelhecimento ativo. 

Estes foram três dias intensos, entre reuniões, apresentações por parte dos parceiros locais e visitas.

Na agenda de trabalhos, os grupos tiveram a oportunidade de apresentar as suas cidades e a visão que têm para torná-las “mais saudáveis”. Mas foi também através do contacto com os parceiros locais que as equipas de Benissa e Suceava puderam percecionar o trabalho que está a ser realizado em Loulé.

Banner lateral albufeira

O programa iniciou com um encontro com o presidente da Câmara Vítor Aleixo, que, além de dar as boas-vindas aos grupos de ambos os países, realçou a importância da partilha de experiências e conhecimentos no trabalho desenvolvido no âmbito do envelhecimento ativo.

Na sede do Clube de Ténis, foram apresentadas as iniciativas que esta associação desportiva desenvolve na comunidade, desde o trabalho com as escolas ao envolvimento da população sénior.

Pedro Castelo-Branco, do ABC – Algarve Biomedical Center, outro dos parceiros desta rede, deu a conhecer os muitos projetos ligados a uma política de promoção de uma vida ativa e saudável na comunidade.

Da Rede Concelhia de Desfibrilhadores, ao Centro de Simulação e Formação Cirúrgica, passando pelo Laboratório de Genética que se encontra em fase de implantação, o Programa de Exercício para a Reabilitação Osteoarticular e Cardíaca, o programa ALFA Score ou os projetos para criação de dois edifícios, – o Health and Research Center, em Loulé, e o Active Life Center, em Vilamoura -, fazem parte de uma importante parceria entre o ABC e o Município, que mereceu elogios por parte das comitivas de Espanha e da Roménia.

Já em Quarteira, a Academia do Saber também se juntou a este “Cluster Meeting”, mostrando as boas práticas que desenvolve no âmbito do Programa “Quarteira Longevidade com Qualidade”.

Trata-se de um espaço que visa proporcionar aos cidadãos da freguesia, com idade igual ou superior a 50 anos, oportunidades para novas aprendizagens, partilha de conhecimentos, experiências, motivações e afetos.

«Em apenas 8 ou 10 anos, Loulé está a fazer um trabalho impressionante! Há muitas coisas que temos a aprender convosco. Esta foi uma visita muito inspiradora e esperamos poder replicar no nosso município muito do que aqui vimos», afirmou Laura Morar, da equipa de Suceava.

Já da parte da comitiva espanhola, Jorge Ivars garantiu ter sido uma «grata experiência».

«Levamos boas ideias de Loulé. Somos um município pequeno e há coisas que não podemos adaptar porque não temos a capacidade nem as infraestruturas para poder fazê-lo. Vimos que vocês têm uma grande capacidade de mobilizar os idosos em diferentes atividades e também organizar e juntar voluntários em muitas iniciativas para as pessoas, em todos os âmbitos, e essa é uma das ideias que vamos copiar», disse.

A título de balanço, Tiago Guadalupe, coordenador da parte de Loulé do projeto URBACT “One Health 4 Cities”, enfatizou o sentimento de «missão cumprida».

«O objetivo era que houvesse esta troca de experiências, de boas práticas, de mostrar tudo o que nós fazemos no concelho de Loulé relacionado com o envelhecimento ativo», afirmou.

No final de Outubro, Loulé e Suceava vão estar em Benissa, enquanto, em Maio, será a vez da cidade de Suceava ser a anfitriã do terceiro “Cluster Meeting”.

 



vamos à vila 2025
zoomarine

Também poderá gostar

Foto: FPC

Ciclista algarvio Noah Campos participa no Grande Prémio das Nações

Estadio-Algarve_bc

Estádio Algarve junta-se à Luz e ao Dragão em «prestigiada rede europeia»

Albertino Galvão

Academia da AFA instala-se no Parque das Cidades com apoio da FPF