Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Álvaro Bila, presidente da Câmara de Portimão, reiterou esta terça-feira, 28 de Maio, numa reunião com o Conselho de Administração da Algar a sua preocupação com a deficiente recolha dos resíduos na cidade. Da parte da empresa, recebeu a confirmação de que haverá «um reforço dos recursos humanos». 

No total, passará a haver 15 equipas, o que representa «um incremento de 25%» face ao ano passado, segundo a EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão.

De resto, para melhorar a limpeza urbana do concelho, a EMARP, no seguimento do protocolo firmado com a Algar, passou a assegurar, em todo o território do município, a operação de recolha gratuita “Algarlinha”, que permite desviar, na origem, os resíduos recicláveis produzidos pelo pequeno comércio, restauração e serviços.

sessões de cinema de inverno

«Prevê-se que esta operação, que serve atualmente 250 estabelecimentos aderentes, possa crescer gradualmente, libertando a capacidade de carga da contentorização das Ilhas destinadas à produção doméstica», diz a EMARP.

Além de garantir o serviço de recolha seletiva dedicada ao pequeno comércio e serviços, que implicou a contratação de recursos humanos adicionais e a aquisição de viaturas, a EMARP encontra-se a assegurar a recolha de resíduos recicláveis nas envolventes dos ecopontos e prevê o reforço da contentorização de recicláveis (enterrada) nos locais críticos, encontrando-se o processo de compra a decorrer.

O Município de Portimão e a EMARP, empresa responsável pela recolha de resíduos indiferenciados (lixo comum) e orgânicos, reitera a importância da ALGAR cumprir com uma periodicidade de recolha que se coadune com o aumento de resíduos registado na época estival, não comprometendo a limpeza do espaço público e o trabalho realizado na área da sensibilização ambiental.

O acúmulo de resíduos no exterior da contentorização motiva muitos dos munícipes e visitantes a depositar os recicláveis no ecoponto de resíduos indiferenciados, enviados para aterro, colocando em causa as metas de valorização.

 



festival do marisco de olhao
emarp

Também poderá gostar

AlgarSafe no Portimão Arena 1 (1)

Maior feira de proteção civil e socorro a sul do Tejo volta a Portimão

EM531 (1)

Estrada do Aeródromo, entre a Penina e Montes de Alvor, avança para obras

portimao-assinatura-contratos-programa-associacoes-3

Portimão distribui mais de 4 milhões de euros por 110 associações do concelho