Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
faceco

O novo Regulamento Municipal de Apoio ao Acesso à Habitação de Lagos foi publicado ontem, quarta-feira, dia 15, em Diário da República.

O documento, que entra em vigor 20 dias após publicação, «abrange, não apenas a atribuição dos apoios municipais à habitação, nas diversas modalidades disponíveis, mas também a gestão dos recursos habitacionais do município», segundo a Câmara de Lagos.

Uma das medidas que este instrumento consagra, relativamente ao apoio ao arrendamento privado, é a instituição de um novo escalão de comparticipação que foi criado e vigorou no âmbito do programa “LAGOS APOIA” como medida temporária para mitigar o impacto social da crise pandémica.

lagos eventos

«Com a entrada em vigor do novo regulamento, esse escalão, que prevê a comparticipação, por parte do município, de 35% do valor da renda em contratos de arrendamento para fins habitacionais, torna-se uma medida permanente, apoiando famílias que encontram uma resposta habitacional no mercado privado de arrendamento e cuja taxa de esforço com as despesas de habitação se integra no intervalo dos 51% aos 70%», segundo a autarquia.

«Com a entrada em vigor do novo regulamento, esse escalão, que prevê a comparticipação, por parte do município, de 15% do valor da renda em contratos de arrendamento para fins habitacionais, torna-se uma medida permanente, apoiando famílias que encontram uma resposta habitacional no mercado privado de arrendamento e cuja taxa de esforço com as despesas de habitação se integra no intervalo dos 30 aos 39%», descreveu a autarquia.

O objetivo do regulamento «é congregar as políticas nos domínios da atribuição de apoios à habitação e da gestão dos recursos habitacionais do município, fundindo, num único documento, as normas de âmbito geral, as regras municipais específicas e adaptadas à realidade local, assim como as medidas que já estavam plasmadas no anterior Regulamento de Apoio ao Arrendamento Privado, agora ampliadas».

 

Nota: Artigo atualizado no dia 17 de Maio na sequência de um correção feita pela Câmara de Faro à informação originalmente enviada às redações

 

 



jf-quarteira
teatro das figuras faro

Também poderá gostar

Sul Informação - Tavira vai ter 150 fogos para habitação social e custos controlados nos próximos cinco anos

Tavira vai ter 150 fogos para habitação social e custos controlados nos próximos cinco anos

Sul Informação - Projeto habitacional do Monte Fino vale Prémio de Excelência Autárquica a VRSA

Projeto habitacional do Monte Fino vale Prémio de Excelência Autárquica a VRSA

Sul Informação - GNR detém homem e recupera bens furtados de um veículo em Lagos

GNR detém homem e recupera bens furtados de um veículo em Lagos