Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

 

O Município de Albufeira deu esta quarta-feira, 15 de Maio, início à Época Balnear com «todos os meios e recursos humanos necessários». 

A cerimónia juntou ontem, às 10h00, na Praia dos Pescadores, o Executivo da Câmara Municipal, representantes de várias entidades com responsabilidades na orla marítima, como a Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA), a Autoridade Marítima, a GNR e os Bombeiros Voluntários de Albufeira.

Banner lateral albufeira

Durante o discurso, José Carlos Rolo afirmou que «embora se fale da diversificação do Turismo em Albufeira, como tem vindo a ser feito ao longo do mandato, através das competições e eventos desportivos de grande escala, da
candidatura a património da UNESCO do Geoparque Algarvensis ou da exposição de Vhils submergida na Praia de
Santa Eulália, o Turismo de ‘Sol e Praia’ é, com toda a certeza, o mote de Albufeira».

Na cerimónia estiveram ainda presentes três turmas de alunos de escolas albufeirenses, nomeadamente, da E.B. 1, 2, 3 da Guia, da E.B. 2, 3 D. Martim Fernandes e da Escola Secundária de Albufeira que tiveram a oportunidade de
participar nas atividades de educação ambiental e ações de sensibilização sobre segurança e comportamentos a
adotar na praia, promovidas pela Unidade Ambiental do Município, assim como, visitar a exposição de veículos
utilizados na preservação, limpeza do areal.

Seguiu-se uma simulação de afogamento/salvamento, com recurso a meios da Autoridade Marítima, ANSA e Bombeiros Voluntários de Albufeira (BVA), com vista a dar a conhecer o modo de atuação e os equipamentos utilizados neste tipo de ocorrências.

Cristiano Cabrita, vereador responsável pelo pelouro do Ambiente e Assuntos do Mar, afirmou que «as praias
enquanto parte fundamental do desenvolvimento económico local e da promoção da marca ‘Albufeira’ necessitam
de cuidados reforçados no que concerne a limpeza, preservação, manutenção e proteção».

O edil referiu que «este é um serviço que tem resultados muito positivos, se existir um trabalho simbiótico entre a comunidade e o Município”, sublinhando “as 3 a 4 toneladas de resíduos recolhidos diariamente, em média, durante a época estival, pelos técnicos municipais».

A época balnear de Albufeira abriu ontem, 15 de Maio, e decorre até 15 de Outubro.

 



recrutamento zoomarine 2025
zoomarine

Também poderá gostar

Praia do Lago

Época Balnear na Praia do Lago, em Moura, arranca este domingo

Praia fluvial de Monsaraz (2)

Época balnear na praia fluvial de Monsaraz começa este domingo

Carros Clássicos_ CR (44)

Dezenas de carros clássicos voltam a encher as ruas de Albufeira