Carlota tem um grande sonho: chegar ao MotoGP. O caminho até lá chegar é árduo e mais difícil se tornou depois de um acidente grave ter danificado a moto da jovem algarvia. Agora, há um crowdfunding para ajudar a família de Carlota a comprar uma nova.
Lançado em Abril, o crowdfunding conseguiu recolher, até agora, 1000 dos 8000 euros necessários para a nova mota – uma nova da cilindrada que agora conduz (Moto 5 – 250cc), da marca MIR.
«A ideia do crowdfunding não é novidade para nós! Já tínhamos feito em 2020, mas o resultado foi bastante fraco. Na altura, o valor pretendido era 5000 euros para uma mota nova e algumas despesas. Apenas conseguimos 184 euros», conta Diana Sério, mãe de Carlota, ao Sul Informação.
Com apenas 13 anos, Carlota já demonstrou o seu talento nas pistas de corrida, onde iniciou a sua jornada aos 8 anos de idade. Natural de Faro, apaixonou-se pelo motociclismo em eventos como a concentração de Faro e inspirada por ícones como Miguel Oliveira.
Carlota foi campeã nacional de velocidade em 2020 na classe 2 auto e campeã do Troféu Mini Velocidade em 2022.
Agora no Moto 5, enfrenta o desafio de competir em categorias superiores, com motos mais potentes e pistas maiores, como o Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, onde experimentou pela primeira vez a emoção de correr num circuito de verdade.
Apesar do sonho de continuar no mundo do motociclismo, as dificuldades financeiras da família tem feito com que a jovem tenha «perdido algumas oportunidades devido à falta de dinheiro», segundo a mãe.
Após o acidente grave, onde a moto ficou severamente danificada, a luta para reparar e manter o equipamento em condições competitivas intensificou-se.
Com custos que incluem a compra e manutenção da moto, mas também deslocações, equipamentos e taxas de participação em competições, o apoio financeiro tornou-se ainda mais crucial para continuar a carreira.
Carlota é um caso raro de uma rapariga num desporto dominado por homens, mas isso está longe de a intimidar.
Apesar de também gostar muito do português Miguel Oliveira, o grande ídolo da jovem algarvia é o espanhol Marc Márquez, que já venceu o MotoGP por seis vezes.
Se quiser ajudar, o crowdfunding está disponível aqui.